A área apresentada por um grupo estrangeiro para implantação de uma ‘cidade inteligente’ em Mataraca, Litoral Norte do estado, equivale a mais de 60% do município. Foi detalhado ontem (11) que a nova cidade deverá ocupar 11 mil hectares, ou seja, 110 km².
A reportagem apurou que de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Mataraca tem uma área de 182 km², o equivalente a 18.200 hectares. Com isso, 60,44% do município estaria ocupado com o complexo formado pela cidade internacional e parte do porto.
De acordo com a empresa chinesa Brasil CRT e a prefeitura de Mataraca a ‘Nova Mataraca’ caso sejam iniciadas as construções, ficaria pronta em até cinco anos. Já o porto, que ficaria com parte de sua área dentro do mar, ou seja offshore, demoraria, após todas as licenças emitidas 36 meses para ficar pronto, ou seja três anos.
Porém, caso o projeto seja efetivado, esta não seria a primeira vez que investidores estrangeiros estariam realizando ações na região.
Mina do Guaju – Uma parte do município foi por anos fonte de titânio através da Mina do Guaju. A Mina, localizada numa área próxima a divisa com o Rio Grande do Norte, começou a ser explorada no ano de 1983, segundo estudo.
Ao longo das décadas a área passou a ser gerenciada pelas empresas Andrade Gutierrez em parceria com a Bayer, Millenium Chemicals (1998), Lyondell (2004), Crystal (2007) e Tronox. No dia 31 de maio de 2020, foi finalizada a operação de dragagem na mina.
Fonte: ClickPB – Foto: Reprodução
