Mais de 900 brinquedos e equipamentos para lazer foram apreendidos na Operação Dia das Crianças realizada nas lojas da Capital pela equipe de Fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP). A inspeção, que começou no dia 8 de outubro, também autuou cinco lojas, e vai continuar por tempo indeterminado.
Os produtos apreendidos estavam sem o selo de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e com as informações disponibilizadas apenas em língua estrangeira. A equipe de fiscalização do Procon-JP, que iniciou a operação em lojas do Centro da Capital, agora está percorrendo estabelecimentos nos bairros, a exemplo dos Bancários.
A Operação Dia das Crianças tem o objetivo de verificar a qualidade dos brinquedos, produto bastante procurado nesta época devido ao Dia das Crianças, que foi comemorado no dia 12 de outubro. Em virtude do flagrante de muitos produtos irregulares, o setor de fiscalização da Secretaria vai estender o prazo da operação. O secretário Helton Renê afirma que a fiscalização se tornou uma necessidade, já que os brinquedos envolvidos podem vir a prejudicar a saúde das crianças e adolescentes.
“Foram encontradas irregularidades como a falta de informações sobre o produto ou apenas escritas em língua estrangeira, o que dificulta a especificação, a finalidade, e a indicação de idade, que devem contar na embalagem, além da ausência do selo do Inmetro. Já somamos 910 produtos apreendidos e isso é muito grave, porque estamos falando da segurança física de vulneráveis. Não vamos parar até as lojas se adequarem”, informou Helton Renê.
A operação Dia das Crianças apreendeu equipamentos de lazer também usados por adolescentes e adultos, a exemplo de pranchas, binóculos, óculos, kit de máscara de mergulho, boias, capacetes e patins, além de brinquedos para o público mais infantil, como bonecos, carrinhos, aviões, apitos e tamanquinhos femininos.
Portal S1