Garantir ruas mais iluminadas e, consequentemente, mais segurança e tranquilidade para a população, tem sido uma das prioridades do prefeito Luciano Cartaxo desde o início da administração. Os números mostram essa realidade. Em dois anos e meio de gestão, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), entre investimentos e manutenção na iluminação pública, foram empregados em torno de R$ 6 milhões.
Nesse período foram totalizados com a implantação, reforma, melhoria e expansão da rede de iluminação pública ornamental e convencional três mil e 398 pontos de iluminação pública, perfazendo mais de 13 mil metros de rede.
As ações envolvem a troca e modernização do parque de iluminação pública da Capital, realizadas por meio da Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra), em vários bairros da cidade, garantindo mais tranquilidade para a população realizar atividades rotineiras, como sair à noite, voltar do trabalho ou da escola.
“Com este trabalho, que é feito de forma continuada, melhoramos as condições de iluminação pública de bairros da cidade, contribuindo para aumentar a segurança nestes locais, melhorando, desta forma, o bem-estar da população”, destacou o secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade.
Para melhorar a qualidade da iluminação a Seinfra realizou a troca da iluminação em vários pontos da cidade. As lâmpadas de menor potencial foram substituídas por outras de maior potencial. Nos principais corredores da cidade, as lâmpadas de vapor de sódio, que emitem luz amarelada, deram lugar às lâmpadas de vapor metálico, que emitem luz branca.
Outra mudança é a alteração dos braços que dão suporte as lâmpadas nos postes. As novas peças são mais longas, o que aumenta o alcance e possibilita a iluminação de uma área maior.
População aprova melhorias – Com ruas e avenidas mais iluminadas e mais seguras, a população aprova as melhorias na iluminação pública e o trabalho de manutenção realizados pela Prefeitura de João Pessoa.
“Ficou bem mais tranquilo caminhar à noite. Agora, nos sentimos mais seguros. A claridade ajuda, diminuindo a sensação de insegurança”. O depoimento é de Tatiana de Souza, moradora da Rua São Miguel, no Centro, onde a Prefeitura realizou a troca das luminárias, que ganharam ‘braços’ mais longos e lâmpadas de maior potência, melhorando a iluminação da via.
Quem passa a noite nas ruas Professora Angelina Balthar, em Miramar, e na Carteiro Olívio Pontes, nos Bancários, também nota a diferença nas vias, agora mais iluminadas. “Havia dois postes com lâmpadas apagadas. Entrei em contato com a Seinfra e as lâmpadas foram trocadas. Diante da violência, com a rua iluminada, agora estamos mais tranquilos”, disse Maria Vitória Tavares, moradora da Rua Carteiro Olívio Pontes.
Já a Rua Professora Angelina Balthar, mas conhecida como Rua do Capim, ganhou nova iluminação. Foram trocadas as luminárias e as lâmpadas de sódio por metálicas.
Além de deixar as ruas e avenidas mais iluminadas, contribuindo para aumentar a segurança da população, as ações também garantem um visual mais bonito à cidade.
Quase cinco mil demandas atendidas até agora – Atualmente, a Seinfra está atendendo basicamente 90% das demandas relativas à iluminação convencional dentro do prazo estabelecido. Em diversos casos não é detectado qualquer defeito indicado no local, enquanto outras estão na programação para serem executadas.
Desde o dia 1º de janeiro de 2015 a PMJP começou a responder integralmente pela manutenção da iluminação pública convencional. De janeiro até junho foram quase cinco mil demandas atendidas (4.921). A Prefeitura, por meio da Seinfra, era responsável anteriormente apenas pela instalação e manutenção de nove mil pontos de iluminação pública ornamental – aquelas instaladas em grandes corredores, canteiros e praças. Com o recebimento da iluminação convencional, definida através de Resolução Normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Seinfra passou a responder por 62 mil pontos de iluminação.
A Seinfra já contava com um quadro de pessoal especializado em iluminação pública que cuidava da iluminação ornamental. Com a passagem da responsabilidade de manter e ampliar a iluminação pública para a PMJP, essa equipe foi ampliada para projetar, acompanhar e fiscalizar os serviços de campo que são executados por empresa terceirizada, contratada através de licitação.
A execução do serviço é realizada por 14 equipes: dez noturnas, que trabalham até às 23h, e quatro diurnas. Entre os serviços realizados constantemente estão a troca de lâmpadas, braços, reatores, cabos e implantação de postes, entre outros serviços essenciais para uma boa qualidade na iluminação pública.
De acordo com o secretário Cássio Andrade, a média nacional é de aproximadamente 10% dos parques de iluminação instalados apresentarem algum tipo de problema, provocado pelas mais variadas causas, desde queima de lâmpada, vandalismo e roubo de cabos.
Encaminhamentos de pedidos – A população pode solicitar os serviços relativos à iluminação pública por meio do telefone 0800.031.1530 ou por meio do e-mail seinfra@joaopessoa.pb.gov.br. A ligação é gratuita para telefones fixos e celulares dentro da cidade e funciona durante todos os dias da semana. De segunda a sexta-feira o horário de funcionamento é das 7h às 22 e nos sábados e domingos funciona das 14h às 18h. Ao ligar o cidadão recebe um número de ordem de serviço, com o qual ele pode acompanhar a tramitação do seu pedido.
Vias e bairros contemplados com melhorias – Entre as vias e bairros contemplados com os serviços de melhoria, manutenção e expansão no parque de iluminação pública estão:
Rua Professora Angelina Balthar (Rua do Capim)
Av. Manoel Deodato até a Rui Barbosa
Av. Monsenhor Walfredo Leal
Av. Desembargador Odon Bezerra
Av. Dom Pedro I
Av. Marechal Deodoro da Fonseca até a Praça São Gonçalo
Epitácio Pessoa
Rui Carneiro
Edson Ramalho
Panorâmica
Litorânea (Cabo Branco à Manaíra)
Principal de Cruz das Armas
Josefa Taveira
Creusa Campos Vasconcelos
Francisco Porfírio Ribeiro
Parque Sólon de Lucena
Aeroclube
Água Fria
Altiplano
Alto do Mateus
Bairro das Indústrias
Bancários
Cabo Branco
Castelo Branco
Centro
Colinas do Sul
Costa e Silva
Cristo
Cruz das Armas
Esplanada
Funcionários II
Geisel
Gramame
Jardim Cidade Universitária
Mangabeira
Portal S1