Em João Pessoa

Prefeitura e Unipê firmam parceria para diagnósticos e análises urbanísticas sobre o crescimento da Capital

Desenvolver a cidade de maneira organizada e com urbanização sustentável. Esse será o objetivo de uma parceria firmada entre a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Planejamento Municipal (Seplan), e o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Por meio de uma cooperação técnica, serão realizadas pesquisas e análise de dados e mapas de geoprocessamento, que orientam o desenvolvimento urbano do município.

O trabalho conjunto inclui elaboração de estudos e análises urbanísticas até a oferta de estágios nas áreas de arquitetura e urbanismo, engenharias e novas tecnologias.

A cooperação técnica científica entre as duas instituições foi discutida em reunião, nessa terça-feira (23), entre o secretário municipal de Planejamento, José William, e a reitora Mariana de Brito Barbosa. Do encontro, no gabinete da Seplan, no Centro Administrativo Municipal, participaram também a coordenadora de Estágio Institucional e Convênios da universidade, Giselly Lima, mais a coordenadora e o professor do Curso de Arquitetura, respectivamente Mariana Lucena e Rui Rocha.

O secretário José William manifestou, na ocasião, a determinação do prefeito Cícero Lucena em firmar parcerias, com organismos públicos e privados, que colaborem com o município na elaboração de projetos e soluções para o desenvolvimento ordenado e sustentável da cidade.

E lembrou que o Centro Universitário de João Pessoa já é a terceira instituição acadêmica a decidir por esse tipo de cooperação com o município de João Pessoa. As outras duas são a Universidade Federal da Paraíba e o Instituto Federal da Paraíba. 

“O Unipê, por meio dos seus cursos nas áreas de arquitetura, engenharias e TI, vai contribuir com a Prefeitura no levantamento e análise de dados, trazendo inovação e celeridade aos projetos de interesse da cidade”, observou a reitora Mariana de Brito.

Ela revelou que, por meio de convênio a ser brevemente assinado, serão disponibilizados para o trabalho conjunto nas áreas de TI e arquitetura e engenharias, os dados e imagens coletadas pela instituição, e relativos ao acompanhamento da expansão urbana do município.

Texto: Carlos César Muniz – Edição: Katiana Ramos – Fotografia: Zelma Brito

Mais popular