Com intuito de proporcionar mais conforto e qualidade de vida a população, o prefeito Luciano Cartaxo entregou, nesta sexta-feira (27), mais uma Unidade de Saúde da Família. Ao todo, na atenção básica, já foram entregues 17 novas USF e três academias da saúde.
A obra, que passou por reforma e ampliação, recebeu investimentos de R$ 425 mil e deverá atender quatro mil famílias, o que representa cerca de dez mil pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) naquela região. A Unidade de Saúde dos Ipês está localizada na Rua 28 de Novembro, s/n, bairro dos Ipês.
De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, a obra é a garantia de um melhor ambiente de saúde para quem trabalha e para quem utiliza os serviços. “É um investimento direcionado à população com foco na atenção básica, que vai promover saúde e demonstra o nosso comprometimento com a cidade. Esta Unidade está no coração da comunidade e os usuários irão receber um atendimento completo e integrado”, ressaltou.
A nova estrutura de 512 m² foi projetada com salas de curativos e salas de observação. O novo equipamento contará ainda com espaços para práticas coletivas e um posto de coleta.
“A otimização da estrutura dessa Unidade irá proporcionar melhores condições de trabalho às equipes, que estão dispostas a ofertar a comunidade um atendimento mais qualificado. Antigamente a USF contava com apenas uma equipe, agora com a ampliação do serviço haverá uma maior assistência na garantia de uma total cobertura”, garantiu Aleuda Cardoso, secretária de saúde de João Pessoa.
Serviços – Na USF, os serviços contam com ações individuais e coletivas, como consulta médica e enfermagem, acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo.
A unidade disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.
Há ainda exames de citologia, nebulização, atividades coletivas de educação em saúde, de promoção e prevenção, marcação de consultas e exames on-line, vacinação, raios-x odontológicos, telessaúde e farmácia básica. Além das ofertas dos serviços essenciais, as equipes também irão realizar visitas domiciliares.
Morador da comunidade Ipês há 50 anos, o eletricista Cícero Guedes fala com empolgação da nova estrutura. “Estou encantado com essa nova unidade, nunca ninguém deu atenção a esta comunidade como estão dando agora. Tenho certeza os moradores daqui receberão um bom atendimento e saberão zelar por este equipamento”, disse o usuário.
Ações – Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.
A unidade contará com duas equipes de Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista, agente básica de saúde, dez agentes comunitários de saúde e profissional do Nasf.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dispõe de 191 equipes de Saúde da Família, distribuídas em 108 prédios. São 1.402 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) prestando assistência aos moradores da Capital.
Endereço – A Unidade de Saúde dos Ipês está localizada na Rua 28 de Novembro, s/n, bairro dos Ipês.
Redação com Assessoria