O Porto de Cabedelo recebeu, nos últimos quatro dias, dois navios procedentes dos Estados Unidos com cargas de coque de petróleo, o petcoke, totalizando 60.679 toneladas em movimentação. Além das cargas de petcoke, o terminal paraibano ainda recebeu, nesta segunda-feira (12), o navio petroleiro Celso Furtado, com mais oito mil toneladas de óleo diesel, procedente de Suape-PE. Somente nos primeiros 12 dias do mês de março, o Porto de Cabedelo já movimentou 81.385 toneladas de produtos.
Na última sexta-feira (9), o navio graneleiro Meloi, de bandeira panamenha e procedente do Texas, nos Estados Unidos, atracou no Porto de Cabedelo para descarregar 27.679 toneladas do petcoke. Essa carga tem como destino final o estado do Pará. A empresa importadora passou a operar pelo terminal paraibano neste mês.
Já o navio graneleiro Darlearkay, da Ilhas Marshall e também procedente do Texas (EUA), atracou na segunda-feira (12), com previsão de descarga de 33 mil toneladas do coque de petróleo. As duas operações totalizaram uma movimentação de 60.679 toneladas do produto. A carga do Darlearkay foi importada por uma das empresas do polo cimenteiro da Paraíba.
A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, comemorou a movimentação no porto e destacou que a previsão para este ano é manter e ampliar o crescimento que a Companhia vem registrando nos últimos anos. “Os investimentos que foram e que estão sendo feitos no Porto de Cabedelo, seja com recursos próprios do Estado, seja com as parcerias com o Governo Federal, estão nos fazendo superar barreiras que há décadas estavam postas, e isso está se refletindo no aumento da movimentação e na geração de emprego e renda para a Paraíba”, observou.
Óleo Diesel – Além dos dois navios graneleiros que chegaram com o petcoke nos últimos quatro dias, o Porto de Cabedelo também recebeu, na segunda, o navio petroleiro Celso Furtado. A embarcação é brasileira, foi fabricada em 2011 e tem 182m de comprimento por 85m de largura (boca).
Previsão de recorde – Para este mês de março, a previsão feita pela Gerência de Operações é de recorde na movimentação do Porto de Cabedelo, inclusive, com a exportação de ilmenita para a Europa.