Quem passou pela Praça da Paz, no bairro dos Bancários, na manhã deste sábado (26), teve a oportunidade de acompanhar de perto o projeto “João Pessoa Cidade Jardim”. Além de plantar, os moradores da localidade receberam mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Em uma tenda, 100 mudas foram colocadas a disposição da população, entre elas, as seguintes especiais: Ipê-rosa, Pau-de-Amendoim, Pau-Formiga, Leitera e Algodão-da-praia.
A ação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), levará até o final deste ano, 6.020 mudas as 14 regiões que integram o Orçamento Participativo (OP). Cada região está recebendo 430 mudas de espécies nativas.
A dona de casa, Sheila Brito, que observou o plantio enquanto se exercitava na praça, avaliou o projeto como positivo e não perdeu a oportunidade de levar uma muda para casa. “Se cada um fizer a sua parte, conseguiremos contribuir com o meio ambiente e, assim, um futuro com mais qualidade de vida”, reforçou.
Todas as mudas plantadas são de espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas no Viveiro Municipal de Plantas Nativas da PMJP. Entre as espécies estão o Ipê-rosa, Pau-formiga, Ipê-de-jardim, Urucum, Jacarandá-mimoso e Algodão-da-praia. “É um projeto que além de arborizar ainda mais a cidade, incentiva a população a preservar e colaborar com o meio ambiente”, ressalta Daniella Bandeira, secretária da Semam.
Entre os principais espaços contemplados com as árvores estão principalmente praças e parques. “Estes espaços são de convivência e levar árvores até eles é mais uma forma de aproximar a população da natureza. Além disso, estamos promovendo um resgate do nosso paisagismo, tornando”, afirma Hildevânio Macêdo, secretário da Sedurb.
Na oportunidade, 50 mudas foram entregues à representantes do 5º Batalhão da Polícia Militar, elas serão plantadas na sede localizada no bairro do Valentina Figueiredo, integrando um projeto ambiental do Batalhão.
João Pessoa Cidade Jardim – O projeto surgiu em 2013 a partir de um estudo articulado entre a Semam e Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), que mapearam as áreas com menor índice de cobertura arbórea para que recebam as ações de recomposição necessárias. Além do plantio de árvores, o projeto também inclui o paisagismo de diversas avenidas e praças de João Pessoa.
Portal S1