Polícia Federal

PF vai intimar ministro do GSI a depor em investigação sobre atos dentro do Palácio

Noticiado em

A Polícia Federal vai intimar o agora ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, a prestar depoimento sobre os atos de 8 de janeiro dentro do Palácio do Planalto. A decisão foi tomada em resposta à divulgação, pela CNN Brasil, de imagens que mostram o ministro dentro do Palácio do Planalto durante a invasão em Brasília.

Gonçalves Dias pediu seu demissão do cargo no início da tarde desta quarta-fera, 19, depois de reunião com Lula da Silva. A informação sobre a saída foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom).

Em nota, a pasta informou que o pedido partiu do próprio general e foi aceito pelo GSI. Além disso, a Secom ainda afirmou que a orientação do governo é de não haver impunidade para os envolvidos nos “atos criminosos” de 8 de janeiro.

A PF já ouviu 81 militares, incluindo três generais, sobre a invasão bolsonarista aos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. A data da oitiva de Gonçalves Dias ainda não foi divulgada pela corporação.

Imagens mostram general no Planalto – A presença do general Gonçalves Dias no Palácio do Planalto veio à tona após divulgação de um vídeo pela CNN Brasil. Nas imagens, é possível ver que o general estava no Palácio do Planalto por volta das 16h30, momento em que os invasores já estavam lá.

Primeiro, é possível vê-lo caminhando sozinho no terceiro andar. Em seguida, o ministro tenta abrir duas portas e depois entra no gabinete.

No entanto, alguns minutos depois, o ministro é visto caminhando pelo mesmo corredor que passavam alguns dos invasores. Segundo a CNN Brasil, as imagens sugerem que ele indica a saída de emergência para as pessoas.

Logo depois, também aparecem nas imagens outros integrantes do GSI, que aparentam indicar também o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar.

Mais popular

Copyright © 2016 - Portal S1 Todos os direitos reservados.