Notícias

Parlamentar quer uma Zona Franca de Turismo no Centro Histórico de João Pessoa

Iniciativa do vereador Bruno Farias (PPS) prevê que empreendedores que investirem na região poderão receber incentivos fiscais

Promover a ocupação ordenada do Centro Histórico, incentivar o turismo e alavancar a economia local com novas oportunidades de trabalho. Essas são as metas de uma Indicação do vereador Bruno Farias (PPS), encaminhada para o Executivo Municipal. A matéria sugere que a Prefeitura crie uma Zona Franca de Turismo e Serviços no Centro Histórico de João Pessoa.

Esse projeto contempla a criação e a atração de empresas de negócios, de turismo e de tecnologia, entre outras áreas, e prevê a isenção de tributos municipais, com o intuito de fomentar a geração de emprego e renda, bem como a ocupação qualificada de uma região tão importante da nossa cidade”, esclareceu o vereador.

A ideia é que a criação da Zona Franca estimule empreendedores a investir no local em troca de incentivos fiscais. Nossa cidade possui uma enorme capacidade empreendedora, além de um capital humano qualificado para fazer frente a qualquer outra região do país. Mas, é necessário que exista um ambiente que estimule todo o potencial empreendedor”, defendeu Bruno Farias.

A matéria prevê que os estabelecimentos comerciais e de serviços localizados no Centro Histórico, sediados em edificações com data de construção anterior a 1961, poderão receber isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); das taxas de licença para localização, vigilância sanitária e licenciamento ambiental; do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU); e da Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) por cinco anos.

Preservação histórica e atividade cultural

Caso a Zona Franca seja criada, enquadram-se na Lei os segmentos relacionados à cultura, às artes, ao turismo, à gastronomia, ao entretenimento, ao lazer, à inovação e à economia criativa. Os beneficiários ficam obrigados a conservar, zelar, proteger, preservar e manter em bom estado os bens que fazem parte do patrimônio histórico da cidade.

Além de fomentar o turismo e as iniciativas empreendedoras, a criação da Zona Franca de Turismo e Serviços vai incentivar a preservação histórica e cultural daquela área, valorizando os bens patrimoniais e arquitetônicos através de uma parceria público-privada”, concluiu o parlamentar.

Mais popular