O governo federal resolveu trocar o chefe da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, agora sob o comando do ministro Rogério Marinho.
Em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 3, portaria nomeia o paraibano Evaldo Cavalcanti da Cruz Neto para o cargo de superintendente do órgão.
O novo superintendente da Sudene é advogado e genro do ex-senador Cássio Cunha Lima (PSDB). Ele teria sido indicado para o cargo pelo filho de Cássio, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB). Evaldo também é neto do ex-prefeito de Campina Grande (PB) Evaldo Cavalcanti da Cruz.
Ele assume a Sudene em substituição ao empresário pernambucano Douglas Mauricio Ramos Cintra, que era uma indicação do líder do governo no Senado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e ficou no posto por um período de menos de três meses. Douglas Cintra havia sido nomeado em 11 de dezembro passado.
A Sudene é um dos principais órgãos de planejamento e desenvolvimento de ações federais em âmbito regional e costuma receber aporte de emendas parlamentares.
A autarquia define prioridades de alocação de recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), além de incentivos fiscais.