Esportes

Paraibano da 2ª divisão 2016 chega ao fim com baixo interesse do público

Internacional é campeão de campeonato que pouca gente viu e se interessou na PB; apesar de problemas, contudo, média de gols pode ser considerada boa

 estadio-vazio

O Campeonato Paraibano da 2ª divisão chegou ao fim neste domingo com o Internacional-PB levantando a taça de campeão. Mas além do título do Inter e dos acessos do mesmo Colorado e do Serrano – o vice-campeão – para a 1ª divisão de 2017, os clubes participantes e a Federação Paraibana de Futebol têm pouco a comemorar. O campeonato se notabilizou pela baixa qualidade técnica e acaba marcado pelo pouco interesse do público. Ao longo dos jogos, o que se registrou foi uma média de público de apenas 90,82 torcedores por jogo, de acordo com os boletins financeiros de cada partida divulgados no site da FPF.

Vale ressaltar, inclusive, que a média foi um pouco maior por causa dos jogos do Nacional de Patos realizados no Estádio José Cavalcanti, que levavam mais gente e puxou para cima esta média. Os jogos realizados em João Pessoa e em Campina Grande tinham público médio que variavam entre 20 e 30 pagantes.

Além disto, alguns problemas ocorridos no campeonato da 1ª divisão, no início do ano, voltaram a se repetir. Tais como o atraso no início das partidas motivados seja pela falta de ambulâncias ou pela falta de policiamento nos estádios.

A despeito da qualidade das partidas, contudo, a média de gols foi relativamente boa. O Paraibano da 2ª divisão teve um total de 89 gols marcados durante os 38 jogos, resultando em uma média de 2,34 gols por partida. Uma boa média, mas que não ajudou a competição a se tornar atrativa para os torcedores paraibanos. O artilheiro da competição foi o atacante Jó Boy, responsável por marcar sete dos 20 gols marcados pelo Internacional.

Apesar disto, a elite do futebol paraibano no ano que vem vai contar com duas equipes que já disputaram a primeira divisão do campeonato estadual. O Serrano retorna à elite desde que foi rebaixado em 2003 junto com a Perilima. Já o Internacional, agora bicampeão paraibano da 2ª divisão, retorna após oito anos longe da primeira divisão.

Confira abaixo os outros artilheiros da competição

7 GOLS
Jó Boy (Internacional)

5 GOLS
Balotelli (Spartax)

4 GOLS
Bambam (Internacional)
Keven (Femar)
Mago Piu (Femar)

3 GOLS
Carioca (Miramar)
Izaías (Serrano)
Bruno Paraíba (Nacional de Patos)

2 GOLS
Zé Guilherme (Femar)
Jerfeson (Sport CG)
Pedro Samuel e Juninho (Serrano)
Benedito (Lucena)
Leandro Santos e Alenilson (Nacional de Patos)
Ruan e Juscélio (Sabugy)
Manu e Val PB (Nacional de Pombal)

1 GOL
Léo Silva (Nacional de Pombal)
Messias, Buiú, Francielmo, Romário e Téssio (Nacional de Patos)
Gabriel e Gedson (Lucena)
Fernando Gaúcho, Antônio e Leonardo (Serrano)
Erilson, Diego Alan e Júlio (Sport CG)
Jé, Leandro e Caio (Miramar)
Neto (Femar)
Pedro Júnior, Diego Bahiano, Neto Capial (Spartax)
Damião, Carlão, Mychael, Mychell, Júlio, Júnior Alves, Lukinhas, Guilherme e Elton (Internacional)

GE

Mais popular