Roteiro passa por nove cidades do Brejo paraibano, de 3 de julho a 3 de setembro.
A Rota Cultural Caminhos do Frio 2017 teve início na noite desta segunda-feira, 3, no município de Areia. O roteiro vai passar por nove cidades do Brejo paraibano até 3 de setembro. Com cartazes de mensagens de boas vindas, postes coloridos e praças bem ornamentadas, Areia se preparou para receber o Caminhos do Frio que, esse ano, chega à sua 12ª edição. Confira a programação completa.
A solenidade de abertura aconteceu no tradicional e histórico Colégio Santa Rita e o espaço ficou pequeno para tanta gente. Ao som do grupo musical AMUSIPAR (Associação dos Músicos Profissionais e Amadores do Município de Areia), vários moradores, visitantes e autoridades apreciaram o início do festival. A cerimônia se iniciou com Rejane Ribeiro tocando violão e cantando o Hino Nacional. Logo em seguida, os alunos do Colégio Santa Rita cantaram em coral o Hino de Areia. Depois foi a vez de a Orquestra Rural Vó Maria encantar os presentes com músicas da cultura nordestina, do Sexteto Potiguar tocando grandes clássicos de compositores nordestinos e do Show do músico Gusthavo Ribeiro.
Ao final da cerimônia, foram feitas homenagens às cidades da Rota Cultural Caminhos do Frio. Os representantes de cada município ganharam uma a Comenda Pedro Américo, do artista Tito Lobo, que foi inspirada na obra “O Galo”, de Pedro Américo. A noite fria de 17º terminou ao som da orquestra areiense Voo Livre no Palco Central, no centro da cidade de Areia.
O Prefeito de Areia, João Francisco, falou da importância da realização da Rota Cultural nos municípios do brejo paraibano. “Esse Caminhos do Frio significa a demonstração da competência e do sucesso dessa batalha que se chama união. Nós, do Brejo paraibano, precisamos nos unir para que esse festival possa crescer cada vez mais em busca de qualidade do turismo local do nosso Estado”, disse.
O Presidente da Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA), Antonio Jorge, falou da valorização e consolidação do evento Caminhos do Frio no calendário paraibano. “Estou muito feliz, pois temos um evento consolidado e que cresce a cada ano, o que resulta no aumento do fluxo turístico nas cidades, principalmente em Areia”, disse.
A gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, disse que os visitantes que irão acompanhar as cidades da Rota Cultural terão a oportunidade de conhecer as atividades criativas das cidades. “Desde 2012, acompanhamos os Caminhos do Frio e é uma alegria imensa saber que os municípios estão se especializando, cada vez mais, em atividades criativas e colaborativas, como também em qualificação, o que gera produtos e serviços de qualidade no turismo do nosso estado”, disse Regina Amorim.
Também participaram a cerimônia a Coordenadora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, o Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira, o presidente do Fórum de Turismo do Brejo, Sergisson Silvestre, o diretor do Centro de Ciências Agrárias – UFPB – Campus II, Manoel Bandeira, a representante da Câmara Municipal de Areia, Vereadora Nelma Carneiro, deputados, entre outros.
A programação conta com trilhas, passeio a cavalo e bicicleta, exposições e música na praça central, além da Oficina de Cachaça, com degustação das cachaças do Brejo.