Sua Saúde

Paraíba realiza primeira Oficina do “Detecta APS”: diagnóstico e manejo do câncer de mama e do colo do útero

ASecretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Atenção à Saúde, realizou, nesta quarta-feira (11), a primeira Oficina do “Detecta APS” – iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), Hospital Albert Einstein e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems), para profissionais da 1ª Região de Saúde do estado. O projeto tem como objetivo capacitar equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), para o rastreamento, diagnóstico precoce e manejo dos cânceres de colo do útero e de mama. O evento foi realizado no auditório da Agevisa, na capital.

Os profissionais qualificados são os responsáveis técnicos dos municípios que atuam diretamente na coordenação e implementação das ações de prevenção, detecção precoce e acompanhamento do câncer de mama e do colo do útero, no âmbito municipal. Os municípios que compõem a 1ª Região são: Alhandra, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Pitimbu, Riachão do Poço, Santa Rita, Sapé e Sobrado.

De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde, Izabel Sarmento, a oficina significa um momento importante para a Atenção Primária. “Com os profissionais qualificados, serão otimizados os serviços que já são ofertados, a exemplo de rastreamento, diagnóstico precoce e manejo dos cânceres de colo do útero e de mama, em mulheres de 25 a 64 anos. Com isso, a gente pretende reduzir os indicadores de mortalidade que ainda são bem preocupantes em todo o país e também na Paraíba”, destacou.

Para a gerente executiva da Atenção Básica de Cabedelo, Ismênia Santos, toda qualificação é bem-vinda. “Por meio dessa capacitação, vamos alcançar um resultado ainda mais robusto no que diz respeito ao atendimento humanizado que já realizamos para todas as mulheres do nosso município”, adiantou.

A realização da oficina reforça o compromisso do Governo da Paraíba no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde por meio de ações voltadas à saúde da mulher, contribuindo para a prevenção, detecção precoce e controle do câncer no estado.

Dados de câncer de mama e colo de útero na Paraíba

Quanto aos novos casos de câncer de mama, a estimativa para 2026 é de 1.640 e 420 para o câncer de colo de útero. No que diz respeito aos óbitos por câncer de mama, em 2024, foram registrados 361 e no ano passado – 2025 – foram 324 óbitos. Quanto ao câncer de colo de útero, em 2024, foram 117 e em 2025, foram registrados 120 óbitos.

Mais popular