A Paraíba subiu cinco posições no Ranking de Competitividade dos Estados no ano de 2017 em relação ao ano passado, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (18). O estado passou da 15ª para a 10ª posição no Ranking de Competitividade, tendo registrado avanços nos pilares, como são chamados os itens que compõem o Ranking, de Educação, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.
O estado paraibano é o melhor classificado entre os nordestinos. O Ceará aparece logo atrás da Paraíba em 11ª colocação. Neste Ranking de 2017, Paraíba, Acre e Rondônia, foram as Unidades da Federação que mais ganharam posições, enquanto Amapá, Amazonas e Pernambuco foram os estados que mais perderam posições.
A Paraíba merece destaque na Educação com o ganho de 5 posições em relação à edição passada (de 19ª para 14ª colocação) por conta do ganho com os indicadores de taxa de frequência líquida do ensino fundamental e taxa de frequência líquida do ensino médio.
Em relação à infraestrutura, o estado aparece em 4º lugar. Já no que diz respeito à Inovação e Potencial de Mercado, a Paraíba foi classificada em 8º lugar. A classificação em relação à Segurança Pública, o Estado aparece na 13ª classificação. Nos pilares de Educação, Solidez Fiscal e sustentabilidade Ambiental, o estado ficou em 14º lugar. A 16º posição foi conquistada no quesito Capital Humano e Sustentabilidade Social. Sobre o quesito Eficiência da Máquina Pública, a Paraíba se posicionou no 17º lugar.
Neste Ranking de 2017, Paraíba, Acre e Rondônia, foram as Unidades da Federação que mais ganharam posições, enquanto Amapá, Amazonas e Pernambuco foram os estados que mais perderam posições. O Estado de São Paulo aparece na primeira colocação do ranking geral, seguido por Santa Catarina, que subiu da 3ª para 2ª posição. Já o Paraná caiu da 2ª para a 3ª colocação em relação ao ano anterior. O Distrito Federal segue na 4º colocação.
Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do ranking, com os estados do Norte e Nordeste ocupando as últimas posições. Os últimos colocados foram os estados de Maranhão, Amapá e Sergipe, enquanto Alagoas conseguiu sair da última posição, passando para 24º.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma realização do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a consultoria Tendências e a Economist Intelligence Group. O estudo analisa a capacidade competitiva de todos os estados brasileiros e o Distrito Federal em 66 indicadores, agrupados em 10 pilares.