Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Núcleo Estadual de Imunizações, considerando a indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS), recomenda, a partir desta segunda-feira (3), a vacinação de uma dose de reforço da vacina Covid-19 bivalente para pessoas com comorbidades em todo o estado.
A indicação é para pessoas do grupo prioritário com comorbidades, entre 12 e 59 anos, que já receberam ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário. O intervalo para doses de reforço com a vacina bivalente é a partir de 4 meses da última dose de reforço monovalente ou última dose do esquema primário.
As comorbidades incluídas no grupo prioritário para dose de reforço com a vacina Covid-19 bivalente são pessoas com diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva e síndromes coronarianas.
De acordo com a SES, a vacinação da dose de reforço da vacina Covid-19 bivalente na Paraíba tem uma estimativa de atingir aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas. “O total de doses recebidas foram 536.226 mil doses, que corresponde a 45% do que necessitamos para toda população alvo. Já foram distribuídas 413.706 mil doses, o que corresponde a 77% do que já recebemos até o dia 30 de março. Temos registradas 126.018 mil aplicadas, isso representa apenas 30%. Não temos nenhum município sem registro de doses”, relatou Márcia Mayara, coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES.