Doenças cardiovasculares respondem por mais de 400 mil mortes anuais no Brasil. Muitas delas são vítimas de dois problemas que têm nomes parecidos, algo em comum, mas têm origens diferentes: a parada cardíaca e o ataque cardíaco.
Parada cardíaca – A parada cardíaca é uma falha “elétrica” no coração e, como o próprio nome diz, faz com que ele pare de bater inesperadamente.
Segundo a Associação Americana do Coração (AHA, em inglês), essa condição é desencadeada por um mau funcionamento elétrico do órgão que causa batimentos irregulares (arritmia). A função cardíaca fica comprometida e o coração pode não bombear sangue para partes importantes do corpo, como cérebro e pulmões.
Uma vítima de parada cardíaca desmaia e não responde a estímulos, pode parar de respirar (parada cardiorrespiratória) ou ficar ofegante. A pressão arterial cai bruscamente.
É provável haver dano cerebral, se a parada cardíaca durar mais de 5 minutos, e morte, se a parada cardíaca durar mais de 8 minutos, ressalta o manual Merck de Diagnóstico e Tratamento.