Aniversário de João Pessoa

Parabéns cidade de João Pessoa/Pb

O feriado de 5 de agosto, em que se celebra o aniversário de João Pessoa, a fundação da Paraíba, vai alterar a rotina da Capital em meio a pandemia do novo coronavírus. O feriado celebra o dia da padroeira da capital paraibana, Nossa Senhora das Neves.

João Pessoa é considerada a terceira capital mais antiga e a mais oriental do Brasil. Por isso, ali o sol nasce primeiro e seus habitantes recebem mais luz solar que qualquer outra região do país.

Assim a cidade ganhou epítetos como “Porta do Sol”, “Cidade Mais Iluminada das Américas” e “Onde o sol nasce Primeiro”.

Atualmente, João Pessoa conta com mais 800 habitantes. A capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso e sua economia, antes baseada na agricultura e na pecuária, tem se incrementado graças tambem ao turismo.

IBGE – João Pessoa responde por aproximadamente 32% do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba e se consolida como a cidade que mais colabora com os números estaduais. Além disso, a capital paraibana tem 17,7 mil empresas e 61,6% da população acima de 14 anos com algum tipo de trabalho remunerado. Os diferentes números foram coletados de pesquisas realizadas entre 2017 e 2019, mas só compilados e divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (4), como forma de homenagear a cidade pelo seu aniversário de 435 anos, que acontece nesta quarta-feira (5).

No que diz respeito ao PIB, a cidade tinha em 2017 o 43º maior entre todos os mais de cinco mil municípios brasileiros, tendo melhorado onze posições num intervalo de dez anos. Neste montante, o setor de comércio e de prestação de serviços era o que mais colaborava com o desempenho local, respondendo por 59,7% do total.

Já o PIB per capita, que é a divisão do valor total com o da população da cidade, o de João Pessoa estava fixado em R$ 24,3 mil.

O IBGE tratou também das empresas pessoenses, segundo dados do Cadastro Central de Empresas. Em 2017, a cidade tinha aumentado 24,4% o montante existente dez anos antes. Das 17,7 mil empresas e outras organizações formais da cidade, aliás, 31,8% eram provenientes de atividades econômicas de comércio ou reparação de veículos automotores e motocicletas. Enquanto que o ramo de atividades administrativas e serviços complementares ocupava a segunda colocação, com 16,7%.

Apesar disso, o setor que mais cresceu na série história de dez anos foi o da construção civil, que pulou de 5% para 10,3%.

História de João Pessoa – Fundada em 05 de agosto de 1585, o lugar recebeu o nome da santa do dia, Nossa Senhora das Neves. Assim, a primeira denominação da capital da Paraíba foi Real Cidade de Nossa Senhora das Neves, localizada às margens do rio Sanhauá.

Rapidamente, foi construído um porto e o povoado servia de ponto de escoamento para o açúcar produzido nos engenhos.

Como todas as cidades coloniais brasileiras, João Pessoa foi ocupada por várias ordens religiosas. Os franciscanos construíram ali sua terceira igreja, em 1589, e os beneditinos fizeram o mesmo, em 1600. Ambas as construções seguem de pé e podem ser admiradas no centro histórico da cidade.

Durante a União Ibérica (1580-1640) mudaria seu nome para Felipeia de Nossa Senhora das Neves, para homenagear o rei Felipe II.

Ao ser invadida pelos holandeses, estes trocaram seu nome para Frederikstadt (Cidade de Frederica), em 26 de dezembro de 1634, em lembrança ao Príncipe de Orange, Frederico Henrique.

Os holandeses buscavam controlar o lucrativo comércio de açúcar e como a cidade possuía 18 engenhos, foi ocupada por cerca de vinte anos.

Após a reconquista portuguesa, a cidade consagrou-se como Cidade da Parahyba até 1930, quando foi rebatizado em homenagem ao presidente do estado (governador) assassinado, João Pessoa.

Festa no Aniversário de João Pessoa

Procissão em honra a Nossa Senhora das Neves
Procissão em honra a Nossa Senhora das Neves

O aniversário de João Pessoa é celebrado com shows musicais em diversos espaços da cidade.

No entanto, como se trata de uma data religiosa, é realizada a tradicional missa e procissão em honra a Nossa Senhora das Neves, do Mosteiro de São Bento até a Catedral, que reúne uma multidão de fiéis.

Desde 2015, o 5 de agosto é feriado estadual, sendo este dia a data magna do estado da Paraíba.

Curiosidades

  • Dom Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina passaram o Natal de 1859 na capital paraibana.
  • Várias personalidades brasileiras nasceram em João Pessoal, como o escritor Ariano Suassuna (1927-2014), o jogador do Flamengo e da seleção brasileira Júnior (1954), e o cantor e líder da banda “Paralamas do Sucesso”, Herbert Vianna (1961).
Clique para comentar

Você precisa estar logado para fazer um comentário Conecte-se

Deixe um Comentário

Mais popular