O Pe. Antônio Batista está de partida, no próximo dia 9, para o estado do Amazonas, onde abraça uma nova missão na Prelazia de Lábrea. Ele atuava como pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Prata, PB. O padre despediu-se da sua paróquia no último sábado (2) e se diz feliz e confiante para abraçar o novo rebanho no norte do país.
A missão evangelizadora no estado do Amazonas – e em toda região Norte – é cheia de desafios, devido às longas distâncias entre os povoados e cidades e a falta de estrutura para o deslocamento.
Além disso, o choque cultural também é um desafio a ser vencido. Por isso, o Pe. Antônio pediu orações para o êxito em sua nova trajetória.
“Peço a todos que rezem por mim nessa minha nova missão, nesse meu ‘sim’ dado a Deus por entender a vontade do Pai para nossas vidas. Assim disse Jesus: ‘Ide e fazei discípulos todos os povos’”, disse o padre emocionado.
A cidade de Lábrea fica a 820 km de Manaus e as cidades que compõem a Prelazia (Lábrea, Canutama, Pauini e Tapauá) são separadas por rios e as viagens entre elas só pode ser feita de barco e chegam a demorar de 2 a 5 dias. O território total é de pouco mais de 231 mil km² (a PB tem cerca de 56 mil e a diocese de Campina Grande não chega a 20 mil km²). O bispo da Prelazia é o espanhol Dom Jesús Moraza, que está na região desde 2004.
Pe. Antônio explica que o chamado acontece a partir do bispo da Prelazia. “O bispo entra em contato com os demais bispos de outras localidades pedindo sacerdotes para ajudar na missão. Dom Delson, ao receber o convite, repassou a todo clero”, explica o religioso.
Os padres interessados apresentam seu desejo ao bispo que avalia se é pertinente a sua saída da paróquia e organiza tudo para que haja a substituição do mesmo. A Paróquia da cidade de Prata está agora sob a administração paroquial do Pe. Eude Araújo, que assumiu a função no último dia 2.