Como estratégia para tentar diminuir a abstenção durante a votação do último domingo, diversas repartições publicas no Brasil alteraram a data de folga alusiva ao Dia do Servidor Público, que é comemorado tradicionalmente no dia 28 de outubro. Com isso, os trabalhadores foram beneficiados com um feriadão de até cinco dias dias de folga em alguns casos.
Apenas seis estados mais o Distrito Federal não alteraram a data no feriado. A maioria, 14 no total, incluindo a Paraíba optaram por adiar. Veja como fica o funcionamento das repartições publicas que transferiram a folga do Dia do Servidor durante feriadão:
Governo do Estado – O Governo do Estado da Paraíba transferiu o ponto facultativo do Dia do Servidor Público para o dia 3 de novembro. Além disso, o estado também determinou o ponto facultativo na sexta-feira, 4 de novembro. Dessa forma, juntando o final de semana, os funcionários do Estado ficam de folga no dia 2, 3, 4, 5 e 6 de novembro. No período fica preservado o funcionamento de serviços essenciais.
Prefeitura de João Pessoa – A Prefeitura de João Pessoa também transferiu o feriado para o dia 3 de novembro e também decretou o ponto facultativo para a sexta-feira (4). Seguindo a mesma lógica do Governo estado, os funcionários muncipais só retornam aos seus pontos de trabalho na próxim a segunda-feira, dia 7 de novembro.
Justiça Federal – Já a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) manteve o feriado do Dia do Servidor no 31 de outubro deste ano e está funcionando em regime de Plantão Judiciário até o dia 2 de novembro.
UEPB – A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) suspendeu as atividades desde as 13h da sexta-feira (28), com retorno do funcionamento às 13h de segunda-feira (31). No dia 3 de novembro as atividades acadêmicas serão realizadas de forma assíncrona e as atividades administrativas de forma remota. No dia 4 será ponto facultativo.
TCE-PB – O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba transferiu para dia 3 de novembro o ponto facultativo para os servidores e colaboradores. Já o expediente do dia 4 de novembro será facultativo.
MPF – O Ministério Público Federal (MPF) transferiu o feriado alusivo ao Dia do Servidor Público para a segunda-feira, 31 de outubro. Também não haverá expediente até o dia 3 novembro, antecipando o feriadão.