Na Paraíba
Orcas são filmadas entre João Pessoa e Cabedelo e encantam pescador: “animais fabulosos e impressionantes”; assista
Duas orcas, um macho e um filhote, foram filmadas no litoral paraibano. O avistamento aconteceu no domingo (18) a uma distância entre 35 e 40 quilômetros da Orla de Cabedelo, município da Grande João Pessoa. O vídeo com os animais foi feito pelo pescador Gustavo Adelino.
Gustavo contou que a orca maior media entre seis e oito metros de comprimento. O fato faz o animal ser quase do tamanho do barbo usado pelo pescador, que media 9,5 metros.
Segundo Gustavo Adelino, os animais se mostraram dóceis e a orca maior chegou a encostar na embarcação. O avistamento dos animais durou cerca de 15 minutos, antes dos animais seguirem em direção ao sul.
“Sou pescador esportivo de alto mar há mais de 30 anos. Nunca vi orcas [no litoral paraibano], apenas golfinhos e baleias jubartes. Minha embarcação tem 9,5 metros de comprimento e a maior era quase do tamanho do barco, como se vê na própria filmagem. Elas estavam em águas com 300 metros de profundidade. São animais fabulosos e impressionantes”, afirmou Gustavo Adelino.
Saiba mais sobre orcas – Popularmente, as orcas são conhecidas como baleias assassinas, mas na verdade são da família dos golfinhos. Elas também são conhecidas como um dos animais mais inteligentes do mundo e vivem em comunidade.
De acordo com o Projeto Mamíferos Marinhos do Rio Grande do Norte (PROMMARN), os animais eram um macho adulto jovem e um filhote. Eles também relataram esses animais estão sendo cada vez mais avistadas na Paraíba e no Rio Grande do Norte.
“No vídeo são duas orcas. Muito provavelmente, o restante do grupo estava ali perto. No ano passado tivemos um registro na divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba. Nesse grupo havia 12 animais. Elas sempre estiveram aqui. Temos cinco tipos de no hemisfério Norte. Um desses ecótipos é essa orca oceânica. Antes, tínhamos relatos de pescadores e agora com os celulares temos os registros”, informou o PROMMARN sobre o avistamento dos animais.
Fonte: ClickPB