Colunistas

Onde está Jesus? O menino Deus!!! – Por André Aguiar

Jesus O Menino Deus nasceu na singela cidade de Belém, (“E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo”).

Jesus tem origem Davínica, filho de José, e Miriam,  que em hebraico significa “Senhora da Luz”, (Hic domus lúmen in coeli’ (Esta é a casa de Deus e luz do céu) passado para o Latim como Maria. José seu esposo, era o que hoje chamamos mestre de obras, um homem cheio de dons, construía casas, inclusive com grande talento para a carpintaria. O casal portanto, não era como poderia parecer sem recursos, eles eram um casal simples e humilde, tementes a Deus.

Maria era uma Senhora Menina, com aproximadamente 14 anos de idade, quando recebeu através do Arcanjo Gabriel a Missão de ser a Mãe do Salvador.

Como diz meu amigo Padre George: A MULHER QUE DEUS PROCUROU NO PARAÍSO, ELE ENCONTROU NA PEQUENA CASA (CHOPANA) DE JOAQUIM E ANA EM BELÉM.

De início, ela teve medo daquele ser de imensa Luz que lhe disse:: «Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim»., em ato contínuo lhe questionou como se daria isso, se não conhecia homem? O anjo respondeu: «O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.

Confirmava-se assim o que foi Profetizado há 700 anos antes por Isaías (7, 14) “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conos­co’.” e ainda Is 11,1-3ª, “Nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus; no temor do Senhor encontra ele seu prazer”.

Por isso dizemos que o seio Virginal de Maria é a habitação de Deus, o Altar de Deus, ‘Habitat in domus Dei’ (Habitem na casa de Deus), porque este é o Altare Dei (Altar de Deus).

O Deus Menino do Cristianismo diferentemente das demais religiões, veio até nós, até a nossa miséria, a iniciativa é Dele, escolha Dele, confunde os considerados mais sábios.

Se fez carne entre nós numa Senhora Menina, escolhida desde a eternidade, preparada para ser a Sua Casa entre nós, originase somente da carne e do sangue humano de sua mãe.

É certo que O Criador, em Sua didática, confunde os considerados sábios humanos, o que é sabedoria para Deus, é loucura para os homens, como dito em I Corintíos 2, 14 , 15:  “Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar. 15.O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém”.

O profeta Malaquias por volta de 450 a.C., foi o ultimo profeta antes do nascimento do Menino Jesus, ou seja, nenhuma voz profética genuína foi ouvida novamente durante 500 anos, o povo de Deus vivia na mais profunda escuridão, quando nasceu, João o Batista para preparar o caminho do Emanuel.

Completaram-se os dias de Maria dar à luz o seu Filho, depois de uma longa caminhada, a Sagrada Família foi “acolhida” num lugar inóspito, inimaginável  para o nascimento do Rei dos Reis.

O Shalom de Deus, O príncipe da Paz, nasce em meio aos animais, a Luz verdadeira que veio para iluminar o mundo, escolhe para encarnar-se em meio aos pobres, aos mais necessitados. Seu Pai José, chamado de Anawin de Deus, do hebraico conforme o original, que quer dizer “aquele que se curva”, isto é, o pobre de espírito, é o primeiro a se curvar, a adorar O Menino, para em seguida receber a visita dos pastores de animais que por ali pastavam, de pessoas simples e ao final por Reis de terras distantes. Ricos e pobres, poderosos ou não, vão até aquela Gruta para adorá-lo,

Entretanto, Herodes o Rei da Judeia, queria visitá lo, não para adorar e glorificar, mas para matar o menino Deus, ele era um falso adorador e admirador, um opositor ao Amor que se encarnou.

Nos dias atuais, em tempos de tanta escuridão e mortes de mais queridos e próximos amigos e parentes, como naqueles tempos difíceis, os Herodes continuam a perseguir o Menino Luz que nasce nessa noite Santa, tentando ofuscar a Sua  Luz,  entretanto, firmes estamos nós os seus adoradores, aqueles que lhe são fiéis, ao Shalom (Paz) de Deus.

Como tenho dito a Paz Cristã é pró ativa, não é estática, indiferente com a dor do outro, ela vem de dentro para fora, em constante vigilância e missão, ela vai ao encontro do outro, dos mais necessitados, como fez o Menino Deus, quando vem até nós e ilumina os nossos caminhos mais escuros, do nosso interior tão machucado, tão ferido.

Eu vi, vejo e verei O Menino Jesus, que nasce hoje. O vejo nos hospitais, nos angustiados, nos pobres e desamparados, nos solitários dessa noite, nos mendigos nas ruas,  nos famintos de pão e de Amor, nos quem tem sede de Justiça e de Paz.

Salutar, pois, para nossa alegria e felicidade que façamos como fizeram os Pastores e Reis Magos, pois nasceu para nós o Deus conosco, O Emanuel, O príncipe da Paz, O Kyrios, O Cordeiro de Deus, O Cristo nosso Senhor, O Menino Deus!!!.

Por André Aguiar em 24 de dezembro de 2020.

Imagem de congerdesign por Pixabay

Mais popular