Política

O primeiro passo contra a tarifa de Trump, segundo Flávio Bolsonaro

Noticiado em

Durante entrevista concedida à CNN, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o debate sobre as tarifas anunciadas por Donald Trump contra o Brasil só poderá avançar se o Congresso Nacional aprovar, antes de tudo, o projeto de anistia em tramitação.

“O primeiro passo que a gente tem que discutir é sim uma anistia ampla, geral e irrestrita. Porque hoje o Congresso só não aprova essa grande anistia, e isso é um sentimento da maioria esmagadora do Congresso, porque há uma pressão de alguns ministros do Supremo”, declarou.

Flávio argumenta que a medida tomada pelo presidente norte-americano, ao estabelecer uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, está longe de ser uma ação comercial.

Para ele, a motivação é política. “E porque ele está fazendo isso? A carta dele é muito clara e muito objetiva, é um combate ao lawfare aqui no Brasil, ele quer lutar pela liberdade que tem que ter nas redes sociais”, afirmou o senador.

Na visão do parlamentar, o principal entrave para que a proposta de anistia avance no Legislativo são as possíveis represálias de integrantes do Supremo Tribunal Federal. “A partir do momento em que não tiver mais ameaça por parte de alguns ministros a esta matéria [a anistia], está resolvido o assunto”, disse.

Flávio também fixou um prazo para a resolução do impasse: “A gente tem até 1º de agosto desse ano para fazer essa sinalização, sentar na mesa e negociar. Na minha percepção, a primeira coisa que a gente tem que botar na mesa é o Congresso fazer a sua parte: é aprovar, na semana que vem, essa anistia ampla, geral e irrestrita para mostrar que o Brasil está disposto a voltar a alguma normalidade”.

Ele ainda alertou sobre as possíveis consequências de uma negativa por parte do Legislativo: “Caso contrário, no meu ponto de vista e não é com felicidade que eu falo isso, mas é um fato, o Trump vai estar disposto a aumentar as tarifas, as taxas contra o Brasil até a estratosfera”.

A legenda de Flávio, o Partido Liberal, articula nos bastidores para colocar a proposta de anistia em votação antes do recesso parlamentar, previsto para começar ao fim da próxima semana.

O projeto tem sido uma das principais pautas do ex-presidente Jair Bolsonaro e ganhou novo impulso após manifestações públicas de apoio por parte de Donald Trump nas redes sociais. (Foto: Ag. Senado; Fonte: CNN)

Mais popular

Copyright © 2016 - Portal S1 Todos os direitos reservados.