Pelo menos um detento teria morrido e outros ficaram feridos na madrugada desta quinta-feira (20) no presídio Flósculo da Nóbrega, o Róger, de acordo com informações de familiares.
O tumulto teria sido registrado no pavilhão quatro, ainda de acordo com a mãe de um dos presos do Roger.
Segundo familiares de presos, que estavam na entrada do presídio do Roger no início da manhã desta quinta, disparos vindos de dentro da unidade foram ouvidos.
O secretário da Administração Penitenciária da Paraíba, Wagner Dorta, chegou a desmentir as informações. Segundo ele, o conflito foi rapidamente controlado pela polícia.
“Não há nenhum morto no Presídio do Roger. Houve uma tentativa de motim, mas a situação foi controlada em apenas cinco minutos. O que existe é um preso com ferimento leve, mas todos os detentos já foram contidos”, garantiu.
o motim aconteceu em protesto contra a suspensão das visitas em dois pavilhões da unidade prisional. Ele lembrou que houve apreensões de celulares e drogas durante ‘pente-fino’ realizado nessa quarta-feira (19).
“Fizemos uma operação ontem [quarta-feira] e apreendemos vários celulares e drogas. Quando isso acontece, os presos ficam enfurecidos. Foi dada essa punição disciplinar, que suspendeu a visita em dois pavilhões por 15 dias, e eles se revoltaram”, explicou.
Wagner Dorta disse ainda que o motim era previsto pela administração do presídio e que o responsável por organizar o conflito já foi identificado.
“Essa insatisfação já era esperada, mas não podemos ceder a irregularidades por conta disso. Se as lideranças criminosas que estão presas continuarem tendo acesso a celulares e drogas, elas vão continuar encomendando crimes. Então não podemos temer essa reação. Prefiro uma unidade insatisfeita, do que a sociedade insatisfeita e sujeita a mais crimes”, finalizou Wagner Dorta.
Redação com Blog do Gordinho