O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) informou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, que já percorreu 100 quilômetros na marcha em direção a Brasília. A mobilização teve início na última segunda-feira (19), em Paracatu, no interior de Minas Gerais, e segue em direção à capital federal.
Segundo o parlamentar, a caminhada tem caráter simbólico e foi organizada como forma de protesto contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e de pessoas condenadas pelos atos de 8 de janeiro. No registro divulgado, Nikolas afirmou que já deixou Minas Gerais e alcançou o território de Goiás.
Durante o vídeo, o deputado fez duras críticas à situação do país e citou escândalos recentes como exemplos do que classifica como degradação institucional.
“Pessoal, chegamos aqui nos 100 km caminhados desde Minas. Já estamos aqui em Goiás. E eu quero nesse momento aqui relembrar porque nós estamos fazendo isso. Todos os escândalos de corrupção que estão acontecendo, Banco Master, INSS, temos o crime organizado dominando quase 60 milhões de pessoas.”
Nikolas também disparou críticas a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmando que o chefe do Executivo possui “uma ficha corrida de lavagem de dinheiro e corrupção passiva”.
Em outro trecho do vídeo, o parlamentar ampliou as críticas ao cenário nacional. “Nós temos um presidente com uma ficha corrida de lavagem, corrupção passiva. Nós temos uma saúde que muitas vezes mais mata do que salva. A gente tem uma educação que ocupa os piores índices internacionais. Nós temos 100 milhões de pessoas no Brasil que não tem saneamento básico, ou seja, água potável e local para poder fazer suas necessidades. O que país é esse? Que país é esse que vê tudo acontecendo e não acorda? Que país é esse que a gente já normalizou a gente olhar e falar: ‘Ah, não vai dar nada, não adianta. Entregar o país para esses caras é tudo que eles querem. Então, vamos fazer o que eles não querem, quer continuar’”, afirmou.