Na estreia do técnico interino Fernando Diniz, a seleção brasileira goleou a Bolívia por 5 a 1, nesta sexta-feira (8), no Estádio Mangueirão, em Belém, pela 1ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo.
Depois de perder um pênalti, Neymar marcou duas vezes, deixou Pelé para trás e se isolou como maior artilheiro do Brasil com 79 gols em jogos oficiais, segundo a Fifa. Rodrygo (duas vezes) e Raphinha completaram o placar, enquanto Ábrego descontou.
No 1º tempo, o Brasil foi superior e poderia até ter ido para o intervalo com uma vantagem maior. Só que aos 17, Neymar bateu mal, cobrou no canto de direito do goleiro Viscarra, que não teve grande dificuldade para defender o pênalti.
Mesmo com a chance perdida, o time de Diniz seguiu pressionando. Até que aos 23, Rodrygo aproveitou a sobra na área para fazer 1 a 0 para o Brasil. Já na reta final, aos 36, Richarlison poderia ter ampliado, mas o goleiro boliviano defendeu a cabeçada do brasileiro.
E logo na volta para o 2º tempo, a seleção fez o segundo. Em uma bela jogada individual, Raphinha dominou, cortou e chutou rasteiro no cantinho de Viscarra, que não alcançou após desvio na marcação.
Sem dar qualquer chance de reação aos bolivianos, Rodrygo aproveitou o passe açucarado de Bruno Guimarães para balançar as redes novamente. Depois disso, a seleção administrou a vitória, enquanto a Bolívia sequer ameaçou.
Aos 15, Neymar fez história em seu novo capítulo pela equipe. O atacante se redimiu do pênalti perdido, chegou a marca de 78 gols pela seleção e se isolou como maior artilheiro da seleção em jogos oficiais, segundo a Fifa.
Até que aos 32, no primeiro chute da Bolívia, Ábrego acertou um chutaço no ângulo esquerdo de Ederson…Mas nada que prejudicasse a boa estreia da equipe pentacampeã, que sacramentou a goleada já nos acréscimos com mais um gol de Neymar – o 79º dele com a camisa da seleção.
Classificação das eliminatórias:
Brasil: líder com 3 pontos
Bolívia: 9ª colocada ainda sem pontuar
Próximos jogos do Brasil:
Peru (F) – 12/09, 23h (de Brasília) – Eliminatórias;
Venezuela (C) – 12/10, 21h30 (de Brasília) – Eliminatórias;
Uruguai (F) – 17/10, 21h (de Brasília) – Eliminatórias.
Fonte: ESPN