Insatisfeitos com o aumento no preço da passagem de ônibus, usuários do transporte público de João Pessoa estão se mobilizando nas redes sociais para realizar um protesto contra o reajuste autorizado pela Prefeitura Municipal de JP. O ato está programado para acontecer na próxima quinta-feira (25), a partir das 16h, no Parque da Lagoa.
O reajuste de 25 centavos no preço da passagem na capital paraibana, entrou em vigor nesta segunda-feira (22). Com o aumento, a tarifa passou de R$ 3,30 para R$ 3,55.
“Evento pacifico – apitaço contra o aumento das passagens. Traga um apito ou corneta, cartazes e faixas. Haverá panfletagem e falas de protesto”, diz trecho do texto postado na página do protesto no Facebook. “A ideia é passar a mensagem para a população de que há um movimento que está trabalhando contra essas medidas tomadas pelos donos de empresas de ônibus”. Afirmou Robson Jampa, idealizador do ato.
Sobre a frase usada pelo movimento que diz “Não pagamos mais passagem, vamos pular as catracas” Robson ainda lembra que a população está no limite, e a indignação é muito grande, e que para ele é uma reação normal, “A atitude de pessoas começarem a pular as catracas, é uma resposta aos empresários do transporte, que usam de má fé quando se reúnem as escondidas e impõem um aumento como esse de “guela a baixo” da população. (afirmou).
Assinam o ato vários movimentos sociais, Movimento Resistencia Cultural, Levante Popular da Juventude, Povo Sem Medo, UJS, JPT, Frente Brasil Popular, além do gabinete dos Vereadores Tiberio Limeira, Marcos Henriques, Sandra Marrocos, e O Deputado Anisio Maia e a Deputada Estela Bezerra, que juntos estão no movimento “CONTRA O AUMENTO JP”.