Negócios
Morre touro angus que rendeu R$ 3 milhões em vendas de sêmen
Morreu o touro S2 New Design, grande destaque da bateria Angus da CRV Lagoa, empresa de inseminação artificial localizada em Sertãozinho, no interior paulista. A morte do animal ocorreu na última segunda-feira (25/11) e foi comunicada hoje pela empresa.
O S2 New Design era Palheta de Ouro, conquista bastante comemorada na CRV Lagoa. Significa que ele tinha muitos filhos igualmente top e que conseguia colocar bastante acabamento de gordura nos rebanhos. E acabamento de gordura é fundamental para a qualidade da carne. Exigência da pecuária moderna.
Segundo a CRV Lagoa, o touro tinha uma facilidade toda particular para padronizar as carcaças. Mais um ponto positivo.
Ele era proveniente da Agropecuária HJ/AS, de Taquara Rio Grande do Sul. A raça angus é de origem europeia. Ela se adapta bem ao clima gaúcho, já que, por lá, o calor não é excessivo. Nos últimos anos, a angus tem sido importante no cruzamento com o gado zebuíno, principalmente o nelore, pois o bezerro meio-sangue que nasce herda a rusticidade do segundo e sua carne é saborosa justamente por conta do sangue europeu.
S2 New Design nasceu em setembro de 2008. Ele começou a integrar a bateria da CRV Lagoa em 2009.
“A pecuária perde um animal que contribuiu muito para o desenvolvimento da raça e dos cruzamentos industriais de todo o país. Além disso, ele era um animal demais de importante por sua superioridade e por trazer muita segurança no campo”, diz abio Frigoni, gerente de produto Corte Europeu da CRV Lagoa.
A CRV Lagoa informa que vendeu mais de 250 mil doses de sêmen do touro famoso, o que lhe propiciou a receita de R$ 3 milhões..
Informa ainda que não dispõe mais de doses de sêmen de S2 New Design.
Globo Rural