Em homenagem a João Pessoa, que no próximo dia 5 de agosto completa 430 anos, o Ministério do Turismo fez uma reportagem ressaltando que a Capital paraibana é uma das 15 cidades país mais visitadas a lazer pelos brasileiros. Também destacou as belezas naturais das nove praias de águas mornas e tranquilas, além da gastronomia e cultura.
Fundada em 5 agosto de 1585, João Pessoa, é a terceira cidade mais antiga Brasil, por isso possui uma rica estrutura arquitetônica histórica. Aqui também está localizado o ponto mais Oriental das Américas, onde na Ponta do Seixas, com o Farol do Cabo Branc, marca esse importante ponto turístico e geográfico.
Pontos turísticos – O Farol do Cabo, onde o sol nasce primeiro, é praticamente parada obrigatória para quem desembarca em João Pessoa. Inaugurado em 1972, além da beleza da obra, a localização oferece uma vista privilegiada, já que está há 40 metros acima do nível do mar, permitindo uma visualização de tirar o fôlego da orla da Capital paraibana.
Picãozinho é outro ponto turístico encantador. O passeio nas piscinas naturais é uma experiência única. O local é um arrecife de corais, com aproximadamente o tamanho de um campo de futebol, localizado a 1 quilometro (km) da costa na praia de Tambaú, que nas marés baixas formam um verdadeiro aquário marinho com piscinas de águas mornas e cristalinas, ótima para prática do mergulho com os peixinhos coloridos, bom também para mergulhadores, com piscinas que variam de 1 a 3 metros de profundidade.
Já no Centro Histórico, o passado vem à tona através da riqueza de detalhes das casas, sobrados, praças, e igrejas seculares que compõem um cenário grandioso. O espaço que abriga centenas de edificações e em 2007 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e possui uma arquitetura que vai do Rococó ao Art Déco.
A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, é o mais recente e moderno cartão-postal de João Pessoa. O conjunto arquitetônico foi um dos últimos trabalhos projetados pelo arquiteto reconhecido mundialmente, Oscar Niemeyer. O local abriga exposições e eventos culturais de todo o Estado. Construído em 2008, o local permite uma visualização completa da Ponta do Seixas.
Gastronomia – Finalizando no tour cultural, nossa culinária é uma fusão da mistura de raças, costumes e culturas que passaram pela cidade desde sua criação, de indígenas até portugueses e holandeses.
A gastronomia oferece um cardápio bastante variado nesse quesito. O turista tanto pode se deliciar com iguarias típicas do Sertão como a carne de sol, tapioca, manteiga de garrafa, queijo coalho, cuscuz, buchada de bode, rubacão, galinha à cabidela, quanto com a variedade frutos do mar que o Litoral oferece.
Redação com MaisPB