Pandemia

Ministério alerta: É prematuro planejar festas de Natal, réveillon e de Carnaval

O Ministério da Saúde avalia que ainda é prematuro planejar festas de Natal, réveillon e de Carnaval nas próximas semanas. Segundo o secretário executivo da pasta, Rodrigo Cruz, a recomendação vem da cautela diante da variante Ômicron.

“O posicionamento do Ministério é conservador, como a gente ainda não sabe os efeitos da variante, a recomendação é que não se planeje festa de fim de ano e não se planeje ainda carnaval. É tudo muito cedo”.

Blocos tradicionais de Olinda, “Eu Acho é Pouco” e “Homem da Meia-Noite” anunciaram que não desfilarão pelas ruas pernambucanas em 2022. Ao menos 21 capitais cancelaram eventos para comemorar o Ano Novo, não só devido à cepa, mas também à incerteza quanto ao cenário epidemiológico.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 havia dado fôlego ao setor de turismo, que mirava o fim de ano. A nova cepa, contudo, contribuiu para esfriar os planos.

Até o momento, há poucos dados disponíveis sobre os impactos da cepa. A tendência é que seja mais transmissível, mas induza a menos casos graves e mortes.  Uma pessoa com Covid-19, infectada pela Ômicron, morreu no Reino Unido.

Duas doses de vacina da Pfizer apresentaram 70% de eficácia contra internações na África do Sul, que vive aumento de casos e onde a Ômicron foi detectada pela primeira vez. 

O levantamento, conduzido pelo maior administrador privado de seguro de saúde do país, Discovery Health junto ao Conselho de Pesquisa Médica da África do Sul (SAMRC, na sigla em inglês), teve como base 210 mil testes positivos para Covid-19 no país de 15 de novembro a 7 de dezembro. Desse total, 78 mil correspondem à nova variante.

o Globo

Mais popular