Brasil
Mídia internacional repercute condenação de ex-presidente Lula
Nesta quarta-feira (12) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado pelo juiz Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do tríplex do Guarujá, investigado no âmbito da Operação Lava Jato.
A mídia internacional repercutiu a notícia. O jornal português Diário de Notícias destaca que esta é a primeiravez que um ex-presidente brasileiro é condenado por corrupção.
The New York Times fala que apesar da condenação o ex-presidente poderá responder em liberdade até o julgamento em segunda instância. Os advogados de Lula, ainda um dos políticos mais populares do Brasil, disseram que apelarão na decisão de culpabilidade e criticaram o julgamento como uma “caçada às bruxas política ilegítima”, acrescenta o periódico.
Bloomberg diz que o veredito de Lula, um dos presidentes mais populares da história brasileira, enfraquece suas chances de levar o Partido dos Trabalhadores de volta ao poder nas eleições de 2018.
O espanhol El País comunicou a condenação do ex-presidente Lula e acrescentou que faz parte do primeiro processo dos cinco a que Lula responde. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal, acatada pelo juiz, ele teria recebido propina por meio de pagamentos dissimulados na entrega de um apartamento tríplex no Guarujá.