O McDonald’s mais uma vez surpreendeu e virou notícia no mundo inteiro. De acordo com o site NDTV Food, a rede de fast food abriu sua primeira unidade completamente automatizada e sem funcionários nos Estados Unidos. A loja foi inaugurada em White Settlement, subúrbio de Fort Worth, no Texas, e está sendo testada ainda.
A conta do Twitter do ‘Now This News’ postou o vídeo de um cliente visitando a primeira unidade totalmente tecnológica do Méqui, e é até estranho de ver. Não há ninguém atendendo no balcão, o pedido é feito diretamente em totens de atendimento e robôs circulam entregando as comidas aos clientes.
E, se a ideia é pedir alguma coisa pelo drive-thru, o pedido deve ser feito online e retirado em uma máquina responsável pela entrega das comidas. O “atendimento” todo é bem futurista e bem diferente do padrão da rede que já conhecemos.
É claro que o vídeo viralizou na internet, muitas pessoas comentaram que este novo conceito pode tirar o emprego de milhares de pessoas a redor do mundo, outros observaram que não há com quem reclamar se o pedido vier errado, alguns se questionaram quem está trabalhando na grelha, se são robôs também ou pessoas. Polêmica é o que não falta e a maioria parece não ter gostado da novidade.
O McDonald’s explicou, em um comunicado divulgado pela Newsweek, que o restaurante também possui novos recursos como a “pista do pedido antecipado”, em que os clientes podem receber sua comida em uma esteira rolante, no lugar de um atendente entregando o pedido.
“Ao entrar neste restaurante de teste, você notará que ele é consideravelmente menor do que um restaurante tradicional do McDonald’s. Por quê? Os recursos – internos e externos – são voltados para clientes que planejam comer em casa ou no trânsito”, explicou a companhia, no comunicado.
Novos empregos no Brasil – Apesar dessa novidade futurista lá nos Estados Unidos, a Arcos Dourados, operadora da rede de fast food na América Latina, disse que planeja criar 4 mil novos postos de trabalho e abrir 50 novos restaurantes no Brasil em 2023. Essas ações, segundo a empresa, fazem parte de um plano de expansão global da companhia, que pretende abrir 1900 pontos de venda até o final do ano.
Este plano também contempla investimentos em reformas e remodelações em lojasjá estabelecidas. 90% das unidades serão estilo “freestanding”, que são restaurantes de rua com estacionamento e drive-thru.
Apesar disso, a tecnologia não vai ser deixada de lado por aqui, a empresa planeja uma evolução digital para América Latina e Caribe, aumentando a representatividade dos canais digitais. No ano passado, delivery, aplicativo e totens de autoatendimento já representavam 50% das vendas da companhia.
Sobre a rede de fast food
De acordo com a assessoria de imprensa do McDonald’s Brasil, a rede conta com cerca de 1,07 mil unidades ao redor do Brasil, emprega cerca de 60 mil funcionários e atende aproximadamente 2 milhões de clientes diariamente.
O McDonald’s está presente em 119 países e começou suas atividades em 1955, na Califórnia.