Brasil

Marqueteiro de Temer é primo de deputado federal que deverá ser relator da CPI da JBS

Joesley Batista afirma ter repassado dinheiro ao presidente por meio da empresa de Elsinho Mouco.

O marqueteiro do presidente Michel Temer, o publicitário Elsinho Mouco, é primo por parte de mãe do deputado federal Alexandre Baldy (Pode-GO), que deverá ser relator da CPI Mista da JBS, criada na terça-feira (30) para apurar irregularidades da empresa com o BNDES. Segundo Joesley Batista, R$ 2 milhões da JBS foram repassados a Temer por meio da Pública, empresa de Elsinho. Joesley afirmou que Elsinho não prestou serviços para receber os recursos. Para justificar o recebimento do dinheiro, no entanto, de acordo com Joesley, a empresa de Elsinho emitiu notas fiscais.

EXPRESSO procurou Elsinho para confirmar seu parentesco com Baldy. Ele disse que não poderia falar no momento e que procuraria a reportagem.  O deputado Alexandre Baldy, também procurado por EXPRESSO, disse não saber se é primo de Elsinho. Transcorreu o seguinte diálogo:

EXPRESSO – O senhor é primo do Elsinho Mouco, deputado?
Baldy – Não sei.
EXPRESSO – O senhor não sabe se o Elsinho Mouco é seu primo?
Baldy – Não sei. Não sei mesmo.
EXPRESSO – É seu parente? Ele tem algum grau de parentesco com o senhor?
Baldy – Não sei. Eu vou procurar saber, porque não estou sabendo não.
EXPRESSO – Ele o ajudou de alguma forma na campanha de 2014?
Baldy – Muito pelo contrário. Ele [Elsinho] trabalhou para o meu adversário, o Júnior da Friboi [irmão de Joesley Batista]. Se for meu primo [Elsinho], vai levar um esporro [por ajudar o adversário]. Mas, se não for, fez a obrigação dele. Ele não me ajudou em nada. Só atrapalhou em trabalhar com um filho da p…

A reportagem descobriu que Elsinho e Alexandre Baldy (que diz não saber do parentesco) são primos por parte de mãe. As mães de ambos carregam o “Baldy” no sobrenome. Um parente de Elsinho Mouco confirmou a EXPRESSO que a mãe dele é tia de Alexandre Baldy.

Investigadores da Lava Jato acham que a CPI da JBS tem o propósito, a despeito do discurso de investigar a empresa, de atacar a operação.

Atualização: após a publicação da reportagem, o publicitário Elsinho Mouco procurou a reportagem e confirmou ser primo de Baldy. Disse, ainda, não ter trabalhado para a campanha de Baldy em 2014 e que o primo sempre o alertou para ter cuidado com os irmãos “esleys”, numa referência a Joesley Batista e Wesley Batista, porque “não eram confiáveis”. Afirmou também ter trabalhado para Júnior Friboi, irmão de Joesley, e adversário político de Alexandre Baldy. 

O deputado federal Alexandre Baldy também entrou em contato após a publicação da notícia para dizer que atendeu à reportagem num momento em que estava bastante ocupado com outras tarefas e que preferiria ter conversado mais tarde com o repórter, em uma circunstância mais calma.  

Nota da Redação: EXPRESSO mantém o que publicou. 

Epoca

 

Mais popular