Nesta sexta-feira, 10, mais de mil advogados de todos os Estados, e do Distrito Federal, assinaram um manifesto pedindo o afastamento do presidente da Ordem Nacional dos Advogados (OAB), Felipe Santa Cruz.
O grupo acusa Santa Cruz de desvio de finalidade por supostamente valer-se do cargo para chegar ao governo estadual do Rio de Janeiro, nas eleições de 2022. Santa Cruz filiou-se ao PSD em outubro para concorrer à cadeira.
“As notícias publicadas são estarrecedoras, pois colocam o atual representado como pretenso candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, promovido por seu padrinho político, Eduardo Paes”, salienta a petição.
Além disso, os signatários do documento sustentam que o presidente da OAB instrumentalizou a entidade em prol dos interesses do PT: “Santa Cruz realizou lives para difundir ódio contra o presidente Jair Bolsonaro”.
A peça ressalta ainda que Santa Cruz se omitiu em algumas situações. Isso porque nada fez contra suposta perseguição que advogados estariam sofrendo ao defender clientes alvos de inquéritos do Supremo Tribunal Federal.
“O representado, em vez de defender a legalidade e a Constituição Federal, preferiu classificar o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) como fascista, em clara conduta ideológica à frente da instituição”, ressaltaram os advogados.
Os autores da peça solicitaram ao vice-presidente do Conselho Federal da OAB para aceitar o pedido.
RO – Cristyan Costa