Eleições

Maioria dos prefeitos eleitos na PB é branco; apenas três são negros e um é indígena

De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral a 121 candidatos a prefeito vitoriosos no pleito de 2016 são brancos e 94 são pardos.

Entre os 223 prefeitos eleitos após a votação do último domingo (2) na Paraíba, apenas três se declararam negros (0,45%), quatro amarelos (1,18%) e um indígena (0,12%).  De acordo com os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral a 121 candidatos a prefeito vitoriosos no pleito de 2016 são brancos (37,52%) e 94 são pardos (17,40%).

Esta é a primeira eleição municipal em que a Justiça Eleitoral pediu que os candidatos declarassem sua cor/raça no momento do registro da candidatura. A informação foi requerida também na eleição de 2014, quando foram eleitos presidente, governadores, senadores e deputados.

O TSE adota a mesma classificação utilizada pelo IBGE, que pergunta sobre a cor/raça da pessoa utilizando cinco categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Na Paraíba, dos 5548 candidatos a prefeitos, 68,39% se declararam brancos, 29,09% pardos, 1,22% amarelos e 1% preto.

A única indígena eleita foi a candidata a prefeita de Marcação Lili de Oliveira (PDT). Que se consideram da raça amarela e venceram as eleições foram Milton Rodrigues (PRB), de Alcantil. José Uchôa (PSDB), de Alagoa Nova, Maria Eunice (PSB), de Mamanguape, e Mylton Marques (PSDB), de aroerias. Já os candidatos negros vitoriosos foram Antônio Gomes (PSD), de Mari, Jefferson da Silva (PSB), de São José dos Cordeiros, e Marcos Eron (PMDB), de Monte Horebe.

Mais popular