O dia das mães é um evento que acontece em várias partes do mundo e tem como intuito celebrar o amor e o carinho de todos as mães.
No Brasil, a comemoração é celebrada no segundo domingo do mês de maio. Nesse dia, é comum as pessoas oferecerem presentes às suas mães e ainda enviar mensagens de amor.
O Dia das Mães só foi oficializado durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em 1932. Mas antes mesmo de sua oficialização, já havia focos de homenagem pelo país, como a comemoração na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, realizada em 12 de maio de 1918.
Dia das Mães 2018: 13 de maio
Dia das Mães 2019: 12 de maio
Dia das Mães 2020: 10 de maio
Dia das Mães 2021: 9 de maio
Dia das Mães 2022: 8 de maio
Essa celebração teve origem na Grécia e Roma Antiga, mais precisamente nas festas primaveris. Nesse eventos aconteciam os cultos de adoração às divindades que representavam as mães, como as Deusas Reia, mãe dos deuses, ou Cibele, a Deusa mãe romana.
Com o passar do tempo, essa celebração foi crescendo e adquirindo um lugar de destaque nas datas comemorativas, sendo festejada em quase todas as partes do mundo, em diferentes épocas.
No século XVII a Inglaterra surge como motivadora dos eventos e comemorações para as mães, celebrada no país, no quarto domingo da Quaresma e denominado de “MotheringDay”. A partir disso, os operários passaram a ter esse dia de folga com o intuito de visitarem suas mães.
Mais tarde, um fato nos Estados Unidos envolvendo Anna Maria Jarvis (1864-1948), fez crescer ainda mais a necessidade de demostrar a importância das mães nas sociedades as quais merecem carinho, compreensão, respeito, amor. Esse episódio foi a morte de sua mãe, Ann Maria Reeves Jarvis, em 1905, que lhe causou imensa tristeza.
Assim, em 1858 ela fundou os “Mothers Days Works Clubs”, realizando campanhas em prol das mães trabalhadoras e espalhando mensagens da importância dessa figura na vida das pessoas. A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1914, pelo presidente Woodrow Wilson (1856-1924).