Luto
Luto na Paraíba: Morre em João Pessoa o ex-governador Wilson Leite Braga
Morreu no final da noite deste domingo (17), o ex-governador da Paraíba, Wilson Braga. Ele estava internado desde o dia 1º de maio, no Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN), em João Pessoa, vítima de complicações em decorrência de infecção pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo neto do ex-governador, Thiago Bragano seu Instagram:
braga_thiago A Paraíba está de luto!
O ex-governador apresentava nos últimos dias um quadro de insuficiência renal e vinha fazendo hemodiálise, onde apresentava evolução e a médica aguardada uma melhorada acentuada em seu estado clínico para realizar uma cirurgia de traqueostomia, e assim para favorecer a retirada do aparelho de ventilação. Wilson não resistiu e veio a óbito.
Wilson Leite Braga foi um advogado, empresário e político brasileiro. Exerceu cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Paraíba, Vereador e Prefeito de João Pessoa. Passou por várias agremiações partidárias, ARENA, PDS, PFL, PSDB, PMDB, PSB, PDT e PSD.
Antes de entrar na carreira política, foi líder estudantil na década de 50 com destaque na Casa do Estudante em João Pessoa e representante da UNE na Paraíba quando cursava Direito na Faculdade de Direito da Paraíba – atual UFPB. No ramo empresarial, Wilson Braga detinha o controle de emissoras de rádios no estado, como a Rádio Sanhauá de João Pessoa, Rádio Cidade FM de Piancó e Rádio Educadora de Conceição.
Wilson Braga foi governador da Paraíba entre 1983 e 1985. Também foi deputado estadual por dois mandatos (1955-1967 e 2011-2015), deputado federal por quatro mandatos (1967-1982, 1995-1999, 1999-2003 e 2007-2011), vereador de João Pessoa entre os anos de 1993 1994 e prefeito de João Pessoa entre 1989 e 1990.
Politicos lamentam a morte do ex-governador
Luciano Cartaxo – “Wilson Braga partiu nos deixando um legado de lutas e serviços que marcaram a vida dos paraibanos. Ele teve uma vida marcada pelo trabalho político intenso, assumindo os mais diversos cargos públicos em todas as esferas de poder e, através dos quais, buscou deixar um legado para a história. Nossos profundos votos de pesar à família, amigos e milhares de paraibanos que hoje lamentam a sua perda. Desejamos força e serenidade para atravessar este momento de dor e luto”, afirmou Luciano Cartaxo.
Adriano Galdino – “Wilson Braga, grande baluarte da política paraibana, perde a guerra para o coronavírus e parte. Wilson, que além de governador entre 1983 a 1986, foi deputado estadual, federal, vereador e prefeito de João Pessoa, perdeu recentemente a esposa Lúcia Braga. Que Deus o receba em sua morada eterna”, disse Adriano Galdino.
Raniery Paulino – “Virei líder da bancada do MDB, liderando um dos maiores homens públicos da Paraíba, um desafio, uma honra”, diz trecho.