Durante entrevista coletiva em Jacarta, na Indonésia, nesta sexta-feira (24), Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os traficantes de drogas são “vítimas” dos usuários, ao comentar a política de combate ao narcotráfico do governo norte-americano.
A declaração ocorreu enquanto ele criticava o uso de força militar pelos Estados Unidos contra cartéis da América Latina.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende”, afirmou o presidente.
Lula criticou diretamente a iniciativa do presidente Donald Trump, que determinou bombardeios contra embarcações suspeitas de transportar drogas no mar do Caribe e no Oceano Pacífico, além de ameaçar realizar operações terrestres em outros países, o que foi interpretado como uma referência à Venezuela, governada por Nicolás Maduro — acusado pelos EUA de ligação com o narcotráfico.