Ainda que esteja com os bens bloqueados pela Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já recebeu R$ 82,9 mil em recursos públicos oriundos do fundo partidário. O dinheiro, fruto do esforço do pagador de impostos, é destinado ao PT para manutenção de despesas do partido.
Os recursos destinados ao petista são pagos a título de um salário que a sigla passou a repassar para o petista desde o início do ano.
Em junho do ano passado, o juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat, atendeu a pedido do Ministério Público Federal e determinou o bloqueio de R$ 77,9 milhões em bens do ex-presidente.
Entretanto, como Lula está com os bens bloqueados, o PT resolveu contratá-lo para atividades de “consultoria política” ao partido. Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. Contudo, está fora da prisão por força de uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
Durante o ano de 2020, Lula recebeu quatro parcelas de seu salário. A primeira em janeiro, duas em março e a mais recente no último dia 30 de abril.
oeste – wilson lima