Seleção Brasileira

Lista surpreendente: Tite convoca Arthur, Tardelli, Danilo e Fred para a Seleção

Na antepenúltima convocação antes de anunciar os 23 da Copa do Mundo, Tite surpreendeu. Nas partidas contra Bolívia e Chile, nos dias 5 e 10 de outubro, pelas eliminatórias, a seleção brasileira terá quatro jogadores chamados pela primeira vez pelo atual técnico: o lateral-direito Danilo (Manchester City), os volantes Arthur (Grêmio) – estreante na Seleção – e Fred (Shakhtar Donetsk), e o atacante Diego Tardelli (Shandong Luneng). O meia Diego, do Flamengo, também está de volta.

Sem maiores explicações, Tite convocou 24 atletas dessa vez, um a mais do que o habitual. Em relação à última convocação, entraram Danilo, Jemerson, Arthur, Fred, Diego e Diego Tardelli, e saíram Fagner, Rodrigo Caio, Giuliano, Luan e Taison. Entre os ausentes, Fagner e Giuliano haviam estado presentes em todas as listas anteriores possíveis do treinador.

¨O Diego iniciou a temporada muito bem e teve participações muito boas na Seleção. É um armador, tem função de articulação, põe a camisa do Brasil e se sente confortável. Ela não fica pesada, não inibe, não constrange. A nove meses da Copa do Mundo, tenho que ter um jogador que sinta o peso da responsabilidade, o medo, mas dê um passo à frente. Mesmo não estando na plenitude de sua forma, depois da lesão, mas na Seleção ele desempenha a função em alto nível¨

Ao comentar a convocação de Diego Tardelli, o técnico se lembrou de Dunga, que havia convocado o atacante do Shandong Luneng, e destacou seus números atuais.

¨O Diego Tardelli tem uma história muito boa dentro da Seleção. É um legado do Dunga. Eu o enfrentei no Atlético-MG, era um terror jogar contra. E está com números extremamente expressivos. Nos últimos quatro meses, foram 11 gols em 13 jogos. Ele joga de externo ou por dentro¨

Afirmou Tite, com auxílio do analista de desempenho Fernando Lázaro, coordenador do CPA (Centro de Pesquisa e Análise).

A seleção brasileira garantiu de forma antecipada a classificação para a Copa do Mundo da Rússia, além da primeira colocação nas eliminatórias. A equipe de Tite soma 37 pontos e tem dez a mais do que o Uruguai, segundo colocado com 27 pontos. Os próximos adversários do Brasil têm situações distintas. A Bolívia não tem mais chances de classificação, e o Chile ainda luta por vaga direta no Mundial ou, pelo menos, a repescagem.Durante entrevista coletiva, o coordenador de seleções, Edu Gaspar, afirmou que o jogador que levar cartão vermelho no jogo contra o Chile automaticamente estará suspenso da primeira partida da Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Porém, quem acumular o segundo cartão amarelo não ficará impedido de jogar na primeira rodada do Mundial.

Com a classificação confirmada à Copa de 2018 e atualmente ocupando o segundo lugar no ranking da Fifa – a Alemanha está na liderança –, o Brasil será um dos cabeças de chave na Rússia. A Fifa divulgou nesta quinta-feira o critério para escolher os cabeças de chave. Assim como nos últimos dois Mundiais, o ranking de outubro (a ser divulgado no dia 16/10) será definitivo para o sorteio. Os sete primeiros colocados, mais a Rússia (país-sede), terão o privilégio na cerimônia marcada para o dia 1º de dezembro, em Moscou.

G1

Mais popular