Notícias

Liderança da PB na região Nordeste no ranking de competitividade dos Estados ganha destaque nacional

Noticiado em

O Estado da Paraíba apresentou a melhor avaliação da região Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados neste ano. O desempenho ganhou destaque no site da Revista Veja, neste domingo (24).

A análise feita pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Economist Intelligence Group e Tendências Consultoria, avaliou a qualidade da administração, as melhores práticas e o desenvolvimento econômico dos governos estaduais. O estudo apontou avanços da Paraíba nos indicadores de educação e segurança pública.

O Estado subiu cinco posições, subindo de 15º para 10º, liderando o ranking dentro da região Nordeste, por ter conquistado a quarta posição em infraestrutura, 14º em educação e 13º em segurança pública.

Distribuídos em dez pontos temáticos, o estudo avaliou 66 indicadores: infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) ressaltou a superação do estado em que pese a forte crise do Brasil.

“A Paraíba está nessa condição não porque está sobrando dinheiro, mas porque o governo tem coragem de estabelecer prioridades. Quando olhamos o país, a dificuldade que a política enfrenta, percebemos o estado da Paraíba no bom caminho, aliás, quando avaliamos nossa história, o estado da Paraíba está no seu melhor momento”.

Além da Paraíba, apenas Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Ceará, Alagoas, Acre e Rondônia, além do Distrito Federal, tiveram um desempenho melhor que em 2016. O Estado de São Paulo lidera o ranking.

Destaque

Outro destaque do estudo foi o estado de Rondônia, na Região Norte. Após ter sido pioneiro em uma parceria com o governo federal para estabelecer um plano de desenvolvimento sustentável, o estado começa a colher os frutos da iniciativa. No ranking geral, subiu de 22º para 17º. O Acre também se mostrou relevante, passando da 25a posição para 19a.

Veja.com

Mais popular

Copyright © 2016 - Portal S1 Todos os direitos reservados.