O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, lamentou que um aluno tenha passado para cursar direito na instituição, durante protestos pelo retornos das aulas presenciais com exigência do passaporte da vacina, ocorrido nesta quinta-feira (10).
O reitor diz: “é lamentável que você tenha passado no curso de direito. Você desobedece o que determina o STF”. Em contrapartida, e sem argumento, o estudante baderneiro responde: “é lamentável que eu tenha passado num curso de direito? O senhor que não merecia estar aqui”.
“Na verdade, não há conflito com os estudantes, o que existe, de forma até propositada e por questões que extrapolam os muros da Universidade, com orientações políticas diversas, é que se crie um embate com o reitor qualquer que seja a polêmica.” disse o reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, nesta quinta-feira (10).
“Estive na UFPB todos os dias, desde que assumi, presencialmente. Não houve um instante sequer e as oportunidades que vocês tiveram de ir na Universidade me encontram lá. Chego cedo, saio tarde, em respeito à comunidade universitária. Foi risco o que fiz porque era dentro de um contexto que nem sequer havia um protocolo, mas estávamos lá presentes na universidade. Então é possível sim uma retomada das aulas presenciais com todos os cuidados, mantendo distanciamento, álcool, inclusive o uso máscaras”, concluiu.
No último dia do ano de 2021, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, suspendeu um ato do Ministério da Educação pelo qual instituições federais de ensino não poderiam cobrar comprovante de vacinação na volta das aulas presenciais.