Notícias
Justiça mantém festa do São João de João Pessoa na orla, diz prefeitura
A decisão, segundo a Prefeitura de João Pessoa, foi tomada pelo juiz plantonista do Tribunal de Justiça da Paraíba, Manoel Abrantes, com base no curto espaço de tempo para o início dos eventos festivos. “Quando certamente toda a estrutura e as atrações musicais estavam contratadas e caso houvesse o cancelamento, haveria evidente prejuízo aos cofres públicos e, principalmente, para a população da Grande João Pessoa, notadamente para os mais carentes”, diz a nota sobre a decisão do magistrado.
O G1 procurou o promotor do Meio Ambiente e Patrimônio, João Geraldo, para comentar a decisão do Tribunal de Justiça, mas ele não atendeu às ligações.
A nota também reforça que o juiz Manoel Abrantes alegou na decisão que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2005, usado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) para instruir a ação, restringia a realização da festa no Parque Sólon de Lucena.
Devido ao questionamento do Ministério Público da Paraíba, a Prefeitura de João Pessoareduziu o número de dias de festa para apenas quatro. A polêmica começou após o Corpo de Bombeiros reforçar que na área do Ponto de Cem Reis só havia condições de comportar 10,8 mil pessoas.
Superlotação em 2013
Em 2013, a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Seds) alertou após tumulto durante um dos shows da programação junina que o número de público era superior à capacidade do local. No entanto, a Fundação Cultural de João Pessoa ao divulgar a programação deste ano previu uma estimativa de público do ‘São João Pra Valer’ no Ponto de Cem Réis superior a 50 mil em alguns dias de shows.
Estrutura
O ‘São João Pra Valer’, em substituição ao ‘São João Pessoa – O Melhor da Gente’, este ano homenageia o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeom em estrutura montada nas areias da divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.
A Prefeitura de João Pessoa divulgou que colocará um tablado em cima das areias, onde o público irá, segundo a Funjope, conseguir circular. O palco principal do São João Pra Valer começou a ser montado na última terça-feira e deve ser concluído nesta sexta (20). A segurança contará com um efetivo de 4 mil homens, entre policiais civis e militares, guarda municipal e segurança privada.
g1.com/pb