O ex-secretário executivo de Turismo do Governo da Paraíba, Ivan Burity, trocou de representante jurídico e deve estar se preparando para uma delação premiada. A especulação em torno de uma suposta delação ganhou força pela advogada escolhida ser um nome especialista em delações premiadas.
A advogada paulista Veronica Sterman advogou na Lava Jato desde a primeira fase, em 2014, conseguiu que o ex-ministro Paulo Bernardo, seu cliente, fosse absolvido das acusações naquela operação na segunda turma do STF. Sua tese de mestrado na USP, inclusive, é sobre “colaboração premiada”.
Ele está preso desde o dia 9 de outubro suspeito de na quinta fase da Operação Calvário, suspeito de atuar num esquema de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de recursos em contratos firmados com a Secretaria de Educação da Paraíba. Ivan foi apontado como responsável pelo recebimento de propina na aquisição de materiais didáticos e contratação de empresas.
Desde a prisão, ele e o ex-diretor do Hospital de Mamanguape, Eduardo Simões, estão cumprindo a pena de prisão em uma ala especial da Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, em Mangabeira.
polêmica paraíba – foto: reprodução