O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) tem até o dia 31 de julho para convocar os professores aprovados no último concurso público da instituição. Para isso, a reitoria está correndo contra o tempo para cumprir prazo da convocação.
No concurso em questão, há 148 aprovados à espera do chamamento, mas o IFPB deve fazer a convocação para os quadros mais urgentes a serem preenchidos nos Campi.
Segundo situação já apontada pela reitora Mary Roberta em outras audiências anteriores em Brasília, a necessidade do IFPB é de 388 docentes, mas sabe-se que este quantitativo não deve ser preenchido porque a necessidade de distribuição de vagas em todo o país é muito grande, devido à quase paralisação dos concursos e nomeações na última gestão federal.
O prazo foi estipulado depois que o Congresso Nacional aprovou, no dia 12 de julho, a ampliação do número de vagas para professores-equivalente e quadros de referência dos técnico-administrativos em educação em todo país.
O reitor em exercício, Nicácio Lopes, o pró-reitor de Ensino, Neilor Cesar Santos, e o assessor especial da Reitoria, Aguinaldo Tejo Filho, estão em Brasília desde a terça-feira (18)participando de audiências a fim de agilizar trâmites necessários para que a nomeação permitida após a aprovação do Projeto de Lei 12/2023 seja concretizada.
Para que as nomeações sejam publicadas é necessária uma portaria conjunta do MEC e do MGI que pode agilizar ainda as publicações de outras portarias direcionando os códigos de vagas para os docentes.
Crédito: ClickPB