Notícias
Guarda Municipal participa de demonstração de técnicas de defesa pessoal
O curso foi ministrado graças a um convênio entre a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). De acordo com o instrutor Gabriel Ramos, a capacitação auxilia na atuação correta do guarda municipal através da prática da defesa pessoal. “O uso correto dessas técnicas é fundamental para o dia a dia por evitar tanto arbitrariedades na ação quanto a omissão”, explica.
Ainda segundo o instrutor, a capacitação mistura a questão legal no uso das técnicas de defesa, bem como a prática dessas técnicas. “O curso conscientiza os profissionais sobre a necessidade de se capacitar continuamente para exercer a função com eficácia tanto nas questões práticas quanto éticas”.
As aulas foram recebidas de forma positiva pelo corpo da Guarda Municipal que enxergou no curso uma oportunidade de aprimoramento. “O curso está sendo muito proveitoso. Além de reforçar nossos conhecimentos teórico-práticos, estamos fortalecendo o vínculo entre os companheiros de farda, o que ajuda no desenvolvimento do trabalho no dia a dia”, ressaltou o guarda civil municipal Diego Goes, um dos participantes do curso.
A guarda civil municipal Fabiana Lacet de Paula concorda com o colega e afirma que a realização de um curso como este representa um ganho para a corporação, além de uma prova de que o poder público municipal acredita no potencial da Guarda para melhorar a segurança pública de João Pessoa. “Desejo que essas capacitações sejam hábito para que a nossa atuação sirva de exemplo, atuando sempre na prevenção”, afirma.
Redação com PMJP