O Governo da Paraíba encerrou, nesta sexta-feira (22), uma vasta programação para comemorar o Dia Nacional do Artesão, que transcorreu na terça-feira (19). Em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, Sebrae-PB e Governo Federal, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), artesãos paraibanos foram contemplados com consultorias, palestras, tudo isso visando ainda mais à qualificação do segmento, além de café da manhã, entre outras iniciativas. Na Capital, as atividades foram realizadas no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap), e reuniu mais de 100 artesãos.
A programação para comemorar o Dia Nacional do Artesão também ocorreu em Campina Grande e na região do Cariri paraibano, berço da renda renascença. Em parceria com prefeituras de municípios como Monteiro e São João do Tigre, artesãos tiveram a oportunidade de se capacitar durante toda a semana no Centro da Renda Renascença (Crença), em Monteiro.
Para a presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama Ana Maria Lins, a programação durante toda a semana para comemorar o Dia do Artesão mostra o respeito do Governo da Paraíba e de parceiros, como a Prefeitura da Capital e Sebrae-PB, pelo segmento. “O nosso artesão e a nossa artesã acreditaram no nosso chamado, no nosso projeto para fortalecer o artesanato paraibano — e os frutos desse trabalho não param de ser colhidos. Por isso, uma semana como essa é de comemoração pelo Dia Nacional do Artesão, mas também de celebrar todas as conquistas que temos tido, como um Salão que vendeu mais de R$ 3,7 milhões. A gente não pode esquecer também do respeito que a população tem pelo artesanato do nosso estado, respeito que é o resultado de um trabalho que vem dando certo”, disse, agradecendo a todos os parceiros nesta iniciativa.
A segunda-dama Camila Mariz ressaltou que a semana para comemorar o Dia Nacional do Artesão confirma a política de valorização do Governo da Paraíba em prol do segmento. “Essa semana para comemorar o Dia Nacional do Artesão, com oficinas, com cursos, foi para fortalecer esse dom, esse talento natural que o nosso artesão, que a nossa artesã já tem, para que o artesanato seja cada vez mais forte, mais sólido, que seja não apenas uma política cultural, mas também uma política social, que fortaleça a economia, devolvendo a homens e mulheres a capacidade de geração de emprego e renda”, afirmou.
A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, pasta à qual o PAP é vinculado, não tem dúvidas dos resultados que iniciativas como as desta semana trazem para o artesanato. “O artesanato paraibano conquistou todo esse respeito porque esta gestão, liderada pelo governador João Azevêdo e com a participação fundamental da nossa presidente de Honra, Ana Maria Lins, acreditou no poder da qualificação. Temos um artesanato que se moderniza, ao mesmo tempo em que fortalece o seu lado genuíno”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, classificou a semana promovida pelo Governo da Paraíba em homenagem ao Dia do Artesão como um momento extremamente positivo. “Foi grande a adesão a toda essa programação que foi montada pensando no nosso artesão, na nossa artesã. Além das consultorias, de crescimento profissional, foram momentos de socialização, de celebração das conquistas que o artesanato paraibano tem obtido. Uma vasta programação não apenas em João Pessoa, mas também em Campina Grande e no Cariri, oferecendo oportunidades a todos os artesãos”, disse.
A gerente-executiva do Museu Casa de José Américo e curadora do PAP, Janete Rodriguez, foi uma das palestrantes na semana de programação alusiva ao Dia do Artesão, com o tema “A Identidade Cultural como Diferencial no Artesanato”. “Meu lema é que a gente só ama o que se conhece. Por isso, eu acredito que com essas oficinas, com essas palestras, com esses estímulos que o Programa do Artesanato vem oferecendo ultimamente, esse apoio certamente vai resultar no fortalecimento da melhoria da nossa produção artesanal, que já começa a se destacar nas feiras nacionais”, acrescentou, parabenizando o interesse e o consequente entrosamento dos artesãos durante as consultorias.
Marianne Goes, diretora de Economia Criativa da Prefeitura de João Pessoa e coordenadora do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), também comemorou os resultados da iniciativa para comemorar o Dia do Artesão. “Juntamente com os parceiros que fazem parte do Labin — Governo do Estado, Sebrae, Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo Federal —, realizamos a Semana do Artesão, uma semana dedicada para os nossos artesãos do estado da Paraíba, com uma programação especial. Trouxemos cursos, palestras, cases de sucesso. O Labin, que fica no Crap, é um espaço colaborativo. E essa união faz a diferença em prol do artesão paraibano”, afirmou.
Como foi — A programação do Dia Nacional do Artesão teve início já na segunda-feira (18), em Campina Grande, na Loja do Museu do Artesanato, localizada no Shopping Partage. Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre empreendedorismo e servido um café da manhã. Além da Rainha da Borborema, participaram artesãos de municípios como Serra Branca, Riachão do Bacamarte e Ingá.
Para a coordenadora de Capacitação do PAP, Yara Alencar, a semana para comemorar o Dia do Artesão foi um estímulo ao crescimento individual de cada artesão. “Nestes cinco dias, apenas em João Pessoa, tivemos mais de 100 artesãos capacitados — de várias tipologias. O grande resultado é que eles se sentem encorajados a compartilhar o conhecimento adquirido e a melhorar o desempenho mediante tudo o que aprenderam”, observou.
Opinião compartilhada também pela técnica do PAP, com atuação também na Capacitação do Programa, Giogiane Luna. “Fizemos um planejamento para atender às necessidades colhidas no último Salão, listadas pelos artesãos. Essa programação trouxe temas diretamente relacionados ao segmento: Como Falar em Público, Excelência no Atendimento, Identidade Cultural e Comunicação Assertiva e Afetiva, entre outros”, completou.
No dia 19, em João Pessoa, a programação teve início com o lançamento do Programa de Capacitação para os Artesãos 2024, no Centro de Referência do Artesanato Paraibano (Crap) — quando foi ministrado o minicurso “Como falar em público”, por Alysson Bernardo, dividido em dois momentos: das 10h30 às 12h; e das 14h às 16h.
Na quarta-feira (20), a programação prosseguiu com o minicurso “Excelência no Atendimento — A chave do sucesso no artesanato”, ministrado por Cristiane Galdino e Teresa Cristina. Cristiane, que também é artesã da tipologia mosaico, falou da experiência no compartilhamento de conhecimento. “Foi um momento muito proveitoso, percebemos o quanto foi importante para os artesãos que estiveram presentes, a percepção da necessidade de saber atender, algo muito importante para melhorar cada vez mais o atendimento no Salão do Artesanato”, comentou.
Já no dia 21, foi ministrado o minicurso “A Identidade Cultural como Diferencial no Artesanato”, pela curadora do PAP Janete Rodriguez. E à tarde, foi ministrado o minicurso Comunicação Assertiva e Afetiva, por Rosário Brito (Sebrae-PB).
Na Capital, a programação para comemorar o Dia Nacional do Artesão se encerrou com o minicurso “Contabilidade Básica para Artesãos”, ministrado por Rafael Rodrigues, das 9h às 12h.
A artesã Tereza Júlio foi enfática ao falar da importância dos cursos para a categoria. “Tivemos uma semana muito feliz, de compartilhamento de experiências e de muita aprendizagem. O nosso sentimento é de muita gratidão por tudo o que aprendemos, recebemos na nossa semana. Vamos fortalecer o nosso trabalho ainda mais”, comentou.
Celebração no Cariri — As homenagens pelo Dia Nacional do Artesão promovidas pelo Governo da Paraíba e parceiros também contemplaram artesãos de municípios do Cariri paraibano, berço de uma das tipologias mais apreciadas no segmento — a renda renascença.
A primeira edição do Encontro Regional da Renda Renascença, que teve como tema “Renda-se ao Empreendedorismo Feminino”, celebrou durante toda a semana o arranjo produtivo de cada município do Cariri paraibano. O evento ocorreu no Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), em Monteiro, com o arranjo produtivo de São Sebastião do Umbuzeiro, na segunda-feira (18).
Já na terça-feira (19), foi a vez de Zabelê, seguindo por São João do Tigre, na quarta (20); Camalaú, na quinta (21); e Monteiro, na sexta (22). As comemorações do Dia Nacional do Artesão também contaram com a parceria das prefeituras desses municípios.