A governadora do Estado mexicano de Puebla, Martha Érika Alonso, e seu esposo, o ex-governador e atual senador do PAN Rafael Moreno Valle, morreram nesta segunda-feira, 24, em um acidente de helicóptero do qual ainda não se sabe as causas. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, confirmou as mortes pouco depois das 17h30, horário local (21h30 de Brasília), e anunciou a abertura de uma investigação sobre as circunstâncias do acidente. Na aeronave viajavam, além dos políticos, os dois pilotos e “supostamente um quinto ocupante”, como informou horas depois o secretário (ministro) de Segurança Pública, Alfonso Durazo.
A queda do helicóptero aconteceu nas proximidades do aeroporto internacional de Puebla, entre os municípios de Santa Maria Coronango e Tlaltenango, pouco após a decolagem. “Quando o helicóptero se encontrava em voo, a três milhas do aeroporto, sofreu uma aparente falha, ainda desconhecida, que fez com que caísse”, disse Durazo em uma entrevista coletiva convocada no final da tarde.
Puebla é, com pouco mais de seis milhões de moradores, um dos Estados com mais habitantes do México. Sua capital, Puebla de Zaragoza, é a terceira maior cidade do país norte-americano.
Após o falecimento de Martha Érika Alonso, o Congresso do Estado de Puebla tem no máximo 10 dias para designar um governador interino e de três a cinco meses para convocar novas eleições.