O ex-governador do Espírito Santo e ex-senador pelo estado por três mandatos, Gerson Camata foi assassinado na tarde desta quarta-feira (26/12), na Praia do Canto, em Vitória. O crime ocorreu em frente a um bar de grande movimento da região. Camata teria sido morto com um tiro no pescoço.
De acordo com testemunhas, um homem em uma motocicleta passou pelo local, na esquina da Rua Joaquim Lírio com a Rua Chapot Presvot, e efetuou disparos contra o político. Ao ser atingido, na altura do pescoço, Camata morreu na hora.
Viaturas da Polícia Militar e uma ambulância do Samu foram até o local e acompanham a ocorrência. Ainda não há informações sobre quem teria efetuado o disparo ou as razões do crime.
Vida política de Camata
Formado em economia pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), Camata foi governador do estado de 1983 a 1986 e senador de 2003 a 2011. Foi o primeiro governador do Estado a ser eleito diretamente durante a abertura política vivenciada nos últimos anos da ditadura militar.
Camata iniciou sua carreira política em 1967 eleito vereador em Vitória, pela Arena. Posteriormente, conseguiu se eleger deputado estadual e deputado federal, também pelo mesmo partido. Em 1979, filiou-se ao PMDB.

