Política
Fracasso nas pesquisas, Dória já fala em abrir mão da candidatura a presidente
Marcando cerca 2% em praticamente todas as pesquisas eleitorais, João Dória falou, pela primeira vez, em abrir mão da candidatura à presidência da república. Disse que a decisão pode ser tomada “lá adiante”, mas foi de forma inédita que se ouviu Dória falar sobre o assunto.
“Não vou colocar o meu projeto pessoal à frente daquilo que sempre foi a índole. Se chegar lá adiante e, lá adiante, eu tiver de oferecer o meu apoio para que o Brasil não tenha mais essa triste dicotomia do pesadelo de ter Lula e Bolsonaro, eu estarei ao lado daquele ou de quantos forem os que serão capacitados para oferecer uma condição melhor para o Brasil”, afirmou o governador diante de uma plateia de empresários e investidores no CEO Conference 2022, evento organizado pelo banco BTG Pactual.
A situação de Dória é bastante complicada, pois o tucano investiu todas suas fichas nessa candidatura a presidente. Porém, sem decolar nas pesquisas eleitorais, seria muito arriscado a Dória abrir mão de uma tentativa de reeleição ao governo de São Paulo para algo tão improvável quanto vencer as eleições ao Planalto. Se perder, estará oficialmente fora da da política nacional.
Porém, se dedicar à reeleição agora muda as peças do jogo, inclusive jogando um balde de água fria no seu atual indicado ao Palácio dos Bandeirantes, Rodrigo Garcia, que precisaria abrir mão da vaga para seu chefe. Além disso, aos paulistas pode ficar a impressão de que Dória só pensou no Estado quando viu que não teria mais o que fazer em Brasília. É pouco para o estado mais importante economicamente do Brasil.