Esportes

Fla tenta reencontrar bom futebol em jogo-chave pela Libertadores

Depois de jogar série de partidas já classificado no estadual, time de Zé Ricardo tenta voltar a vencer diante do Atlético-PR; equipe dificilmente será modificada em relação a que empatou com o Vasco

Nem a Taça Guanabara nem Taça Rio. Depois de uma série de jogos sem grande apelo, a noite desta quarta-feira ganhou contornos de primeira decisão do Flamengo na temporada 2017. Na incômoda terceira colocação no grupo 4, a equipe precisa vencer para espantar o fantasma de uma nova eliminação precoce na Libertadores. Pela frente, terá que superar um Atlético-PR embalado na competição continental e desfalques importantes. O jogo acontece às 21h45, no Maracanã.

A última vitória do Flamengo com time completo foi justamente na estreia da Libertadores, diante do San Lorenzo – há mais de um mês: 4 a 0. Chegou a hora de o Rubro-Negro se reinventar.

– Na Libertadores é fundamental vencer em casa. Temos um adversário dificílimo, que é o Atlético-PR. Eles vêm fazendo boas partidas desde a pré-Libertadores. A torcida que vai comparecer em massa vai ver uma equipe bem organizada e com muita vontade – garantiu Zé Ricardo.

Logo agora?

Zé Ricardo tem três desfalques importantes e algumas opções de substitutos. Desde a derrota para o Universidad do Chile (1 a 0), houve intervalo de quatro semanas. Everton e Romulo seguem fora de combate. Berrío, opção importante para o ataque, cumpre o primeiro dos três jogos de suspensão na Libertadores. Zé deve repetir a mesma escalação do time que empatou por 0 a 0 com o Vasco. O 4-3-3 também será mantido, mas o setor ofensivo deve apresentar variação no posicionamento.

Time precisa transformar posse de bola em resultado

Nos últimos jogos o que se viu foi um Flamengo previsível. O time parece ter aberto mão de jogadas em triangulação e passes envolventes, e apostado insistentemente em bolas aéreas. Desta forma, torna mais fácil a marcação e perde a sua principal característica que deu certo em 2016. Em casa e precisando de um resultado, o time precisa reencontrar a forma correta de ditar o ritmo de jogo.

Por que esse jogo é tão decisivo?

Basta analisar a tabela do Flamengo na Libertadores. O 4 a 0 na estreia, diante do San Lorenzo, não foi o suficiente para que o time ficasse em situação confortável na pausa após a segunda rodada. A derrota para a Universidad Católica empurrou o time para fora da zona de classificação. Garantir os pontos em casa é fundamental.

Após o jogo desta quarta-feira, a equipe do técnico Zé Ricardo encara o Atlético-PR – em duas semanas – na Arena da Baixada. Na rodada seguinte, receberá os chilenos do Católica. A fase de grupos será encerrada em Buenos Aires, contra o San Lorenzo.

Ficha técnica:
Flamengo x Atlético-PR
Maracanã, às 21h45
Flamengo provável: Alex Muralha, Pará, Donatti, Réver, Trauco; Márcio Araújo, Arão, Diego; Mancuello, Gabriel e Guerrero
Atlético-PR provável: Weverton; Jonathan, Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Deivid, Matheus Rossetto, Lucho González (João Pedro) Nikão e Crysan; Eduardo da Silva.
Arbitragem: O colombiano Wilson Lamuoroux, auxiliado pelos compatriotas Wilmar Navarro e Dionisio Ruiz, apita o jogo.
Transmissão: TV Globo para RJ, SC, PR, MG (menos Varginha), ES, GO, TO, BA, SE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luís Roberto, Junior, Cristian Toledo e Renato Marsiglia) G1

Mais popular